Fé Religiosa e Fé Antropolóica

326 palavras 2 páginas
O que é fé?

A fé é uma geradora de ações à realidade que a cerca, ela vem do fundo do ser, ela tem valores que superam a identidade do homem e faz com que quem a segue deposite confiança em algo, tenha força de vontade e projete positivamente seu futuro.

Fé Institucional e Antropológica:

Essas duas fés apresentam um núcleo em comum, mas são diferenciadas em seus valores, em seus fins e em suas ideologias.
A fé antropológica, diferente da fé institucional,surgiu antes da fé religiosa e não segue a ideia da salvação a qual a fé institucional (por exemplo, a cristã) tem. Além disso, na fé religiosa, acredita e segue um Deus, enquanto a fé antropológica é seguida o valor que uma pessoa passa para a outra, o agir humano, como pode ver na história de Teresa de Calcutá, uma cristã que viveu ajudando os outros, sendo solidária, ajudava crianças abandonadas, mulheres que haviam sofrido abuso, leprosos, e pessoas que sofriam com AIDS.
Mesmo ocorrendo problemas com outras religiões, as pessoas foram notando que ela tinha boas intenções, tinha um caráter nobre, assim até recebendo donativos de hindus, muçulmanos, budistas, etc. As pessoas foram guiadas pelos valores e ideias que ela tinha, e assim fazendo bem aos outro, isso é o que chamamos de fé antropológica.
Já na fé religiosa, como por exemplo, no cristianismo, as pessoas são leais a um culto, e aceitam regras e pontos de vista dessa religião, além de terem um compromisso com Deus. No cristianismo, as pessoas são guiadas a partir das palavras de um ser maior do que elas, que os criou à imagem Dele. Jesus também mostra em suas práticas a forma como o homem deve ser para ir ao céu, assim seguindo a bondade, generosidade entre outros aspectos através da disciplina e do direcionamento certo para um propósito determinado.

Relacionados