É aceitável o estado intervir na vida dos cidadãos tentando promover maior equidade entre estes?

1280 palavras 6 páginas
É aceitável o estado intervir na vida dos cidadãos tentando promover maior equidade entre estes?

Neste texto irá ser discutida a intervenção do estado na vida dos cidadãos (principalmente na sua vida económica) e se esta é aceitável ou não. Como base para este texto é nos dada a historia de Dennis Tito, um multimilionário americano que pagou 20 milhões de dólares à Rússia, para passar uma semana no espaço.
Em primeiro lugar, falemos de factos. Dennis Tito foi um homem que fez a sua fortuna a partir duma firma de gestão de activos que ele próprio fundou, a qual nunca foi acusada de corrupção, desvio de fundos e outros crimes que normalmente se associam com estas firmas. Tito também nunca foi acusado de nenhum crime e não vive uma vida extravagante. Em segundo lugar, a viajem de Tito não foi apenas uma viajem de turismo e lazer, pois durante a semana que passou na Estação Espacial Internacional, Dennis Tito ajudou a conduzir experiências cientificas, pois Tito possui um bacharelato de Ciências Astronáuticas e Aeronáuticas.
Agora do outro lado do espectro, temos 2 mil milhões de pessoas que não sabem se a cada dia que passa vão ter suficiente para comer, e os 800 milhões de pessoas que por dia não comem suficiente para atingir os valores diários recomendados de calorias.
Ora, quando confrontado com o problema acima, caso parte dessa população se encontre no seu próprio país, o governo certamente fará algo para resolver a situação. Mas o que acontece quando o governo não tem meios para lidar com essa situação ou então quando essa situação não acontece no seu próprio país?
É esta a situação com que nos encontramos hoje em dia. Temos dum lado países com recursos e uma diminuta parte da população que sofre das condições acima referidas e do outro países onde uma grande parte da população sofre das condições acima referidas e que ou não possuem recursos suficientes para tratar das situações descritas ou cujo governo não se interessa por tais situações.
Como este

Relacionados