Eídemiologia

2358 palavras 10 páginas
* Peste Negra
Epidemia de peste negra que devastou a Europa em meados do sec. XIV chegou a Europa a partir da China em 1348 expandiu-se com grande velocidade em muitos países tendo assim resultados desastrosos.
O bacilo da peste afeta os roedores selvagens e seus parasitas, em especial o rato negro e sua pulga, xenopsylla cheopis. Um rato doente, portador do bacilo, pode infectar a pulga que se alimenta do seu sangue e, em determinada condições, esta pode transmitir a doença aos seres humanos. Os historiadores modernos acreditam que essa foi à causa mais comum de expansão da doença.
Há duas formas da peste: a peste bubônica, que afeta os gânglios linfáticos e a peste pneumônica, umas das moléstias mais infecciosas e mortais conhecidas pelo ser humano e que atinge os pulmões. Transmitida com facilidade, já que podia ser difundida pela tosse e pelos espirros. Ambas as formas coexistia.
A epidemia cruzava fronteiras com facilidade, não só em diferentes países, mas também entre animais e seres humanos. Não há dúvidas sobre o dramático impacto da peste entre os anos de 1948-1949. Muitos observadores contemporâneos mostraram-se impressionados diante da devastação humana causada pela doença. Posteriormente. Calcula-se que, nas áreas mais afetadas da Europa, mais da metade da população desapareceu.

* Agente causador
O agente causador da peste negra foi um bacilo chamado pasturella pestis (descoberto no final do sec. XIX) presente nos roedores tais como ratos e suas pulgas (xenopsilla cheopis). Estes foram os responsáveis pelo contágio aos seres humanos. A peste era extremamente agressiva, chegando a matar em três dias.

* Modo de transmissão
A peste no seres humanos é uma típica zoonose, causada através do contato com roedores infectados. As pulgas dos roedores recolhem a bactéria do sangue dos animais infectados, e guando estes morre, procuram novos hospedeiros. Entretanto a bactéria multiplica-se no intestino da pulga. Cães, gatos e seres humanos

Relacionados

  • aulas de microbiologia
    9104 palavras | 37 páginas