Eynesianismo-fordismo e a generalização da política social

308 palavras 2 páginas
Eynesianismo-fordismo e a generalização da política social

No capítulo terceiro, Keynesianismo-fordismo e a generalização da política social, as autoras trazem os fundamentos da expansão e consolidação da política social no período pós-crise de 1929-1932, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial, quando se adentrou a fase madura do capitalismo. Elas propõem uma visita aokeynesianismo e ao fordismo como fundamentos para esses processos, de modo a entender as configurações da questão social, da luta de classes e as possibilidades e limites das políticas sociais nesse período. Produção em massa, linha de montagem automatizada. A Ford representou, por décadas, um modelo quase perfeito de aplicação sistemática e maciça dos conceitos tayloristas de organização da produção.
Mais do que isso, Ford soube compreender as características da sociedade americana da época e, desta forma, construiu uma história de enorme sucesso empresarial.
Abordam, também, a experiência histórica no capitalismo central com o Plano Beverigde, a seguridade social e o Welfare State na Europa, bem como a construção do Estado social no Brasil. Em relação à particularidade brasileira, analisam que devido à crise internacional de 1929-1932, a principal repercussão sentida no país esteve centrada na mudança da correlação de forças no interior das classes dominantes, precipitando em mudanças significativas para a classe trabalhadora.
• Fatores que o geraram: evolução tecnológica, crescimento da produção, queda do preço dos produtos industrializados, diminuição da margem de lucros e rentabilidade Outros fatores:
Aumento do risco de investimento, queda dos salários real e do emprego, aumento do movimento sindical, Aos poucos as potências europeias foram “abandonando” a mão-invisível que regula o mercado. Inicia uma espécie de mercado interno “protecionista”, com a concentração das atividades em certos mercados, acelerando a formação de cartéis e trustes. Buscaram-se também estruturais “mais

Relacionados