extruturas de contensão

862 palavras 4 páginas
MURO DE GRAVIDADE
São estruturas de suporte de terras, em geral de pedra ou de betão simples ou armado o peso próprio combinado com parte de terras suportadas contribuem para a estabilidade uma estrutura de contenção classificada como muro de gravidade utiliza sua massa para lhe conferir estabilidade em relação a movimentos de translação (deslizamento) e de rotação (tombamento). Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m, Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.
PODEM SER CLASSIFICADOS EM:
Muros de flexão:
Muros de alvenaria;
Muros de solo estabilizado;
Muros celulares;
Muros de solo reforçado

MURO DE PNEUS

Os muros de pneus são construídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam a vantagem ambiental de reutilizar os pneus descartados. A utilização de pneus usados em obras geotécnicas apresenta-se como uma solução que combina a elevada resistência mecânica do material com o baixo custo.
O muro de pneus é uma estrutura flexível, portanto as deformações horizontais e verticais podem ser superiores às usuais de muros de concreto e alvenaria. Esse tipo de contenção não deve ser utilizada em terrenos que sirvam de suporte para obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.

MUROS DE ALVENARIA DE PEDRA
Os muros de alvenaria de pedra são os mais antigos e numerosos. Atualmente, devido ao custo elevado, o emprego da alvenaria é menos freqüente, principalmente em muros com maior altura.
No caso de muro de pedras arrumadas manualmente, a resistência do muro resulta unicamente do embricamento dos blocos de pedras. Este muro apresenta como vantagens a simplicidade de construção e a dispensa de dispositivos de drenagem, pois o material do muro é drenante.

Relacionados