Extrutura e organizaçao do ensino

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Professor: Djalma
Alunas: Ana Paula/RA: 288523
Keyciane/RA: 309518
Maria socorro/RA: 288528
Quelli/RA: 309523
Sunamita/RA: 309520

Sistema de ensino brasileiro

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Rondonópolis/MT
2011
Introdução
Num momento em que a sociedade, mais do quenunca, busca formar cidadãos ativos e críticos em seu meio, com estratégia no enfrentamento dos desafios decorrentes das grandes transformações pelas quais passa o mundo contemporâneo, a educação se destaca, afinal, é importante garantir um futuro melhor para todos. Nesse contexto, a busca pela efetivação de uma educação escolar de qualidade torna-se uma exigência social. Sistema de ensinobrasileiro:
Na nova LDB, o termo sistema refere-se à administração, em diversas esferas: sistema de ensino federal, estadual ou municipal. Conclui-se que não existe um único sistema de ensino, em consequência das condições e das características apontadas anteriormente, mas apenas estruturas administrativas às quais a lei refere. O art.8° da LDB em vigor estabelece que a união, os estados, o distritofederal e os municípios devem organizar, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Cabe à união coordenar a política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistribuitiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Segundo essa lei, os sistemas de ensino têm liberdade de organização, podendo os municípiosoptar pela integração ao sistema estadual de ensino ou pela composição.
Com um sistema único de educação básica, isto é, de ensino fundamental e médio.
Uma das mais significativas contrivas contribuição da nova LDB foi à alteração na estrutura didática do sistema de ensino brasileiro, organizando-a em educação básica e ensino superior.
A educação básica é aquela que tem como principalfinalidade o desenvolvimento do educando, por meio de uma escolarização de qualidade, capaz de garantir o exercício da cidadania e a formação necessária para progredir no trabalho e seus estudos posteriores. É constituída de três etapas: educação infantil ensino fundamental tem a obrigatoriedade de oferta garantida em lei.

Educação Infantil
A educação infantil, primeira etapa da educaçãobásica, tornou-se acordo com a LDB 9394/96, responsabilidade dos municípios, tendo como principal finalidade desenvolver integralmente a criança de zero a cinco anos em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social.
De acordo com a LDB, a educação infantil deve ser ofertada em creches ou entidades equivalentes, para crianças de até (três) anos de idade e em pré-escolas para crianças de(quatro) à (cinco) anos de idade.

Ensino Médio:
A LDB 9394/96 deu uma nova identidade ao ensino médio, caracterizando-o como contemplador da formação geral sólida e da preparação básica para o trabalho. A prática pedagógica possa a ter como base um currículo diversificado e flexibilizando, considerando o grande eixo das mudanças no ensino médio. O novo currículo passou a constituir-se:
Pela basecomum nacional;
Pela parte diversificada com conteúdos e habilidades que são definidas pelo sistema de ensino das escolas, abordando os princípios pedagógicos, diversidade e autonomia, adequando-se às necessidades dos estudantes e ao meio social.
Com o crescimento da demanda, manifestou-se a necessidade do ensino médio também ser ofertado no período noturno, atendendo aos jovens trabalhadoresque não podiam freqüentar a escola no período diurno.

Ensino Superior:
A educação superior também é normalizada pela LDB 9394/96. Esse nível de ensino será ministrado em instituições públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização, podendo ser ofertado em cursos seqüenciais de graduação ou de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extrutura e organização da educação brasileira
  • Organização de ensino
  • A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
  • organização do ensino
  • Plano de ensino (Estrutura e organizacao de ensino).
  • organização e metodologia do ensino fundamental
  • Estrutura e organização do ensino no Brasil
  • Organização e metodologia no ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!