Extrusão , trefilaçao e laminação

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Extrusão


- O que é?
- Como é o processo
-O que a extrusão produz?
- Tipo de extrusões
- Diferença de extrusão a quente e extrusão a frio




O que é?
A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma desejada pelo projetista.
Como é o processo?
A extrusão é ummétodo muito comum que faz parte do processo produtivo de filmes plásticos, chapas, barras e peças de metal e até mesmo de alimentos. Basicamente, seu principal componente é a prensa hidráulica, ou extrusora, que irá forçar a passagem do material pela matriz e controlar o curso e a velocidade de extrusão.
As prensas mais comuns nas indústrias metalúrgicas são horizontais, e também existem prensasque realizam a diminuição do perfil externo do material gradativamente, em estágios. Na indústria alimentícia as extrusoras podem possuir ao invés de um êmbolo, uma rosca que tem a função de transportar e dar forma ao material extrudido.
O que a extrusão produz?
A extrusão produz, geralmente, barras cilíndricas ou tubos; porém, formas de secção transversais mais irregulares podem serconseguidas em metais mais facilmente extrudáveis, como o alumínio e suas ligas. Outros materiais são também utilizados como o cobre e suas ligas, aço ao carbono, aço inoxidável e também produtos de plástico (principalmente embalagens).
Tipo de extrusão
De acordo com a temperatura o processo de extrusão do metal pode ser classificado em:
Extrusão a quente ou Extrusão a frio. A extrusão a quentetorna mais fácil o processo de conformação, mas a extrusão a frio permite um melhor acabamento e elimina a oxidação do material. O que irá determinar qual desses processos será usado é a ductilidade da peça (metais não muito dúcteis passam pelo processo a frio), o custo (o processo a quente é mais barato) e exigências técnicas (a alta temperatura e pressão podem ter efeitos indesejáveis sobre apeça em longo prazo). Qualquer processo de extrusão, seja de materiais plásticos ou alimentos, pode variar de temperatura de acordo com as características do material.
Diferenças de extrusão a quente e extrusão a frio

O processo de extrusão utilizado para metais pode ser feito a quente, recebendo o nome de extrusão a quente, ou a frio, com o nome de extrusão a frio.
A extrusão a quente,basicamente, refere-se ao processo em que nos metais são aquecidos a temperaturas elevadas, a fim de tornar mais fácil o processo de extrusão. A faixa de pressão varia de 30 a 700 MPa e a temperatura é mantida entre 50 a 75%. Os níveis de exposição do metal a pressões são altas, mas, ao mesmo tempo, a alta pressão e elevada temperatura têm um efeito adverso sobre o metal em longo prazo.
Já oprocesso de extrusão a frio, ao contrário da extrusão a quente, é realizado em temperatura ambiente. Os metais que são submetidos a extrusão a frio não são metais muito dúcteis e, portanto, podem suportar a pressão criada. Depois de entender os dois tipos de processos de extrusão, individualmente, é possível observar bem os benefícios e peculiaridades de cada com o intuito de ter um melhorentendimento sobre ambos e de realizar esses processos adequadamente e com sucesso. Latas, garrafas e bisnagas são produtos comuns feitos com base na extrusão a frio, enquanto os produtos de extrusão a quente são as frequentemente usadas por diversas indústrias para fazer algumas peças como peças de aeronaves, grades, molduras, tubos, hastes, mangueiras,e outras peças.Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Extrus%C3%A3o
http://www.infoescola.com/engenharia/extrusao/
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3060-diferencas-entre-extrusao-a-quente-e-extrusao-a-frio/
http://mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/trefilacao.htm
http://monografias.brasilescola.com/engenharia/trefilacao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamina%C3%A7%C3%A3o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laminação, trefilação e extrusão
  • Trefilação, laminação e extrusão
  • Extrusão e trefilação
  • Laminação e trefilacao
  • laminação e trefilação
  • Extrusão e Trefilação
  • trefilação e extrusao
  • trefilação e extrusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!