EXTRAÇÃO CONTÍNUA COM EXTRATOR SOXHLET

1480 palavras 6 páginas
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA.
KÍSSILA BARRETO.
LARISSA REIS.
LIANA GENUNCIO.

PRÁTICA 06
EXTRAÇÃO CONTÍNUA COM EXTRATOR SOXHLET

Relatório apresentado à professora Sarah da Silva Ferreira, na disciplina QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 1, no quinto período do curso de Ciências da Natureza como a avaliação parcial do semestre.

CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ
23-08-2013

EXTRAÇÃO CONTÍNUA COM EXTRATOR SOXHLET

1. OBJETIVOS:

Demonstrar o funcionamento de extrator soxhlet.
Extrair o óleo de coco por meio da técnica de extração com extrator soxhlet.
Determinar a quantidade de óleo contido à amostra.

2. INTRODUÇÃO:

Existem duas técnicas de extração: contínua ou descontínua. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, recorre-se ao método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo. A escolha do solvente é feita a partir da facilidade de dissolução da substância (polaridade) e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de ebulição do solvente para sua posterior evaporação (RODRIGUES, Lucas).
O método descrito por Franz Von Soxhlet em 1879 é um exemplo de processo contínuo de extração de lipídios a partir de alimentos. O óleo é extraído de materiais sólidos por repetidas lavagens (percolação), com um solvente orgânico geralmente Hexano ou éter de petróleo. A eficiência do metodo de Soxhlet, depende da natureza do material a ser extraído, como já foi dito, Polaridade do solvente; Ligação dos lipídeos com outros componentes, mas também depende, da circulação do solvente através da amostra; Tamanho das partículas; Umidade da amostra; Velocidade de refluxo e quantidade relativa de solvente. O extrator de Soxhlet é comumente usado para extrações de amostras sólidas por um solvente quente. A amostra é colocada em um cilindro poroso, confeccionado de papel de filtro resistente, que por sua vez é colocado no interior do aparelho de

Relacionados