Extrato Hidrossolúvel de arroz como alternativa para portadores de APLV

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014



JUSTIFICATIVA
Alergia alimentar é derivada de um processo de sensibilização a alguma substância presente na alimentação, o que desencadeia uma resposta do sistema imunológico que libera anticorpos para agir contra o antígeno estranho ao corpo. Essa reação alérgica se dá por diversos fatores, dentre eles o aumento da absorção dessa substância pela mucosa do intestino e o controleineficiente do sistema imunológico. Dentre os alérgenos alimentares, os mais comumente citados são o leite, o ovo, o peixe, a carne bovina, o tomate, a banana, a laranja, o chocolate, os cereais, o trigo e a soja.
O leite é um dos alimentos alergênicos supracitados que requer maior atenção, devido ao seu valor nutricional, sendo, pois, uma das principais fontes de cálcio, bem como de vitaminas,proteínas, aminoácidos e fósforo. É importante ressaltar que a ingestão de leite pelo homem dura toda a vida e não apenas durante a lactância, como nos demais mamíferos.
A alergia à proteína do leite da vaca, APLV, é a reação adversa do sistema imunológico às proteínas do leite. Na maioria dos casos, manifesta-se ainda na fase de lactância, diante do desmame precoce e posterior introdução de outrotipo de leite que não seja materno. Por apresentar sintomas como náuseas, vômito, diarreia, cólicas e refluxo, a alergia pode ser confundida com qualquer outra enfermidade mais branda. A identificação tardia pode acarretar complicações maiores, como esofagite, úlcera intestinal, inflamação do colo do intestino.
Diante dessas complicações, um dos tratamentos para a APLV é a substituição do leitepela introdução de fórmulas compostas pelos aminoácidos constituintes das proteínas do leite. Uma vez que uma das causas da doença é a deficiência na enzima responsável pela quebra de uma das proteínas do leite, o corpo não rejeita a proteína já degradada. Entretanto, essa opção é demasiada onerosa, tornando mais viável a dieta de exclusão, que consiste na retirada total do leite e derivados daalimentação do indivíduo.
Essa exclusão deve ser acompanhada da introdução de uma alimentação alternativa que contenha os mesmos ou semelhantes nutrientes do leite de vaca. A partir de estudos, descobriu-se que os extratos hidrossolúveis, conhecidos popularmente como “leite” de soja, de arroz e da quirera de arroz (grãos finamente quebrados usado na alimentação de animais) são alternativasviáveis, já que apresentam proteínas, lipídeos, carboidratos totais, cálcio, magnésio, cobre, manganês, ferro, zinco e considerável valor energético.
Pelo fato do Brasil ser o segundo maior produtor mundial de soja, 75,0 milhões de toneladas do grão (Embrapa, 2011), supõe-se que o leite de soja seria então a melhor opção no tratamento, por conta da facilidade de obtenção e consequente custoreduzido. Embora seja apreciável a disponibilidade de grãos de soja no território nacional, este fator não é decisivo para exclusividade da soja no tratamento de APLV, pois ela apresenta 15 proteínas que propiciam o desenvolvimento de alergia (Gazzoni, 2004 aput W. T. de Carvalho et al., 2011). Outra alternativa é a utilização de extrato hidrossolúvel de arroz ou da quirera de arroz, sendo estashipoalergênicas, portanto, a melhor opção para o tratamento. Outro fator que impulsiona a escolha do leite de arroz é que o Brasil ocupa a nona colocação no ranking de produção mundial de arroz.


OBJETIVOS
- GERAL
Investigar uma alimentação substituinte ao leite de vaca que tenha as mesmas ou semelhantes propriedades e funcionalidades no organismo.
- ESPECÍFICOS
Investigar as causas daalergia às proteínas do leite;
Buscar alternativas de tratamento para o processo alérgico;
Divulgar opções de alimentação substituinte, considerando-se os casos de intolerância.

PROBLEMATIZAÇÃO
Tendo em vista a existência de alergia à proteína do leite e as consequências dessa doença, existe uma proteína substituinte da a- lactoalbumina que apresente propriedades e benefícios genéricos?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extrato hidrossolúvel de soja com jabuticaba
  • Análise da rotulagem de cinco marcas de extrato hidrossolúvel de soja
  • Avaliação da aceitabilidade sensorial de uma bebida à base de extrato hidrossolúvel de soja
  • Aplv
  • aplv
  • APLV
  • extrato
  • Extrato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!