Extrato Hidrossolúvel de arroz como alternativa para portadores de APLV

2046 palavras 9 páginas
JUSTIFICATIVA
Alergia alimentar é derivada de um processo de sensibilização a alguma substância presente na alimentação, o que desencadeia uma resposta do sistema imunológico que libera anticorpos para agir contra o antígeno estranho ao corpo. Essa reação alérgica se dá por diversos fatores, dentre eles o aumento da absorção dessa substância pela mucosa do intestino e o controle ineficiente do sistema imunológico. Dentre os alérgenos alimentares, os mais comumente citados são o leite, o ovo, o peixe, a carne bovina, o tomate, a banana, a laranja, o chocolate, os cereais, o trigo e a soja.
O leite é um dos alimentos alergênicos supracitados que requer maior atenção, devido ao seu valor nutricional, sendo, pois, uma das principais fontes de cálcio, bem como de vitaminas, proteínas, aminoácidos e fósforo. É importante ressaltar que a ingestão de leite pelo homem dura toda a vida e não apenas durante a lactância, como nos demais mamíferos.
A alergia à proteína do leite da vaca, APLV, é a reação adversa do sistema imunológico às proteínas do leite. Na maioria dos casos, manifesta-se ainda na fase de lactância, diante do desmame precoce e posterior introdução de outro tipo de leite que não seja materno. Por apresentar sintomas como náuseas, vômito, diarreia, cólicas e refluxo, a alergia pode ser confundida com qualquer outra enfermidade mais branda. A identificação tardia pode acarretar complicações maiores, como esofagite, úlcera intestinal, inflamação do colo do intestino. Diante dessas complicações, um dos tratamentos para a APLV é a substituição do leite pela introdução de fórmulas compostas pelos aminoácidos constituintes das proteínas do leite. Uma vez que uma das causas da doença é a deficiência na enzima responsável pela quebra de uma das proteínas do leite, o corpo não rejeita a proteína já degradada. Entretanto, essa opção é demasiada onerosa, tornando mais viável a dieta de exclusão, que consiste na retirada total do leite e derivados da

Relacionados