EXTRATEXTO, INTRATEXTO E INTERTEXTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA DIALÓGICA

6940 palavras 28 páginas
EXTRATEXTO, INTRATEXTO E INTERTEXTO: UMA PROPOSTA DE LEITURA DIALÓGICA

Claudimécia Brito TRANCOSO1
RESUMO: A proposta é a de analisar alguns dos elementos intratextuais, extratextuais e intertextuais, estruturadores de diversos universos textuais, observando de que forma estes se inter-relacionam e dialogam entre si, contribuindo para uma criação original, desvestida do velho e cristalizado aparato sígnico real. Pretende-se, ainda, analisar esses elementos presentes na Literatura Brasileira de forma que o diálogo seja estabelecido no envolvimento com os três elementos propostos.
PALAVRAS – CHAVE: Intratexto. Extratexto. Intertexto.
1 Introdução
Muitos são os mecanismos inseridos no universo da intertextualidade, capazes de estabelecer diálogos com o passado, com aspectos vindos, tanto de outros textos, quanto da própria realidade, carregada de valores e ideologias. As vertentes intertextuais tanto do intratexto como do extratexto fazem parte desse rol de elementos dialógicos e, como tais, são alvo de diversos estudos.
No entanto, apesar da grande variedade de pesquisas sobre esses mecanismos intertextuais, pode-se dizer que ainda existem controvérsias entre os críticos, no que diz respeito à valoração da obra e da relação que mantém com outros discursos literários.
Refletindo sobre a variedade de concepções que a intertextualidade pode assumir, este estudo pretende levantar dados que precedem o termo intertextualidade, e analisar a relação que existe entre o extratexto, o intratexto e o intertexto e de que forma esses elementos estão aplicados ao contexto de determinadas obras da Literatura Brasileira.
A partir de tal análise, objetiva-se mostrar os diversos valores incorporados pela intertextualidade. Valores esses que contribuem e muito para que a literatura, e também as outras artes, sejam constituídas em grandes objetos artísticos, provando, assim, que muitos autores buscam em suas leituras, seja de mundo ou de escrituras de outrem uma desconstrução,

Relacionados

  • Extratexto, intratexto e intertexto: uma proposta de leitura dialógica
    7039 palavras | 29 páginas