Extralção de proteinas

1221 palavras 5 páginas
Extração de Proteína

Introdução

As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica) (QUEIROZ. 2002).
Desempenha diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático (QUEIROZ. 2002).
Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos (QUEIROZ. 2002).
As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras, elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais (QUEIROZ. 2002).
Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Com estes poucos exemplos, já se pode ter uma ideia do quanto elas são indispensáveis ao nosso organismo (QUEIROZ. 2002).
Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários (QUEIROZ. 2002).
Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como vimos, os aminoácidos são construtores e reparadores (QUEIROZ. 2002). Para saber a quantidade de proteína em um alimento é preciso extraí-la e usar uma comparação com uma certa quantidade de proteína que já se tem. Uma das mais usadas é a Albumina por ser barata e de fácil utilização (QUEIROZ. 2002). Extraiu-se o a proteína de 100g de abobrinha para criar uma curva de

Relacionados