EXTRAÇÃO

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013







RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTES DE OLEAGINOSAS E EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA










CANOAS, 2013
SUMÁRIO








1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O presente relatório abordará a técnica de extração do óleo de amendoim por processo de extração contínua, utilizando um extrator Soxhlet e a extração da cafeína presente no café em pó,com seus respectivos rendimentos obtido.
A extração por solvente é capaz de retirar o óleo sem deixar quase nada de resíduos, a recuperação do solvente e o pouco uso de energia. Dessa forma sendo muito utilizada pelas indústrias.
Na extração líquido-líquido um soluto presente em uma fase líquida é extraído por outra fase líquida, ambas insolúveis entre si. Já na extração sólido-líquido o solutoestá inicialmente em uma fase sólida e é extraído por uma fase líquida.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Extração sólido-líquido
Nesse sistema a propriedade determinante do processo é a solubilidade do substrato na fase extraente, já que não se consideram normalmente interações entre sólidos, exceção feita talvez àqueles adsorvidos na superfície.
De forma semelhante ao que ocorre na extraçãolíquido-líquido, em se dispondo de um volume (V) total para efetuar a extração, mais vale usá-lo em um maior número de vezes na forma de pequenas porções do que o contrário (menor número de operações com quantidades maiores).
A extração sólido-líquido contínua é realizada rotineiramente em laboratório, em uma aparelhagem muito bonita – devido a Soxhlet e Szombathy (1879). No seu funcionamento osolvente é colocado no frasco A e o substrato sólido (G) na câmara D (geralmente contido em um copo de papel filtrante, E). O solvente é aquecido e destila pelo tubo B. Ao se condensar (condensador C), ele entra em contato com o sólido, dissolvendo-o em parte, e vai se acumulando na câmara D, ligada ao sifão F. Ao atingir o nível mais alto do sifão, qualquer acréscimo de líquido faz com que osifão funcione e o líquido da câmara D seja esgotado para o frasco A. O ciclo se repete automaticamente, indefinidamente.
Este processo contínuo tem a qualidade de tratar o material a ser extraído com quantidades sucessivas de solvente fresco, o que confere ao processo uma alta eficiência. Ao mesmo tempo, a quantidade total de solvente utilizada é a mesma. A extração pode se dar a quente (àtemperatura de ebulição do solvente).


2.2 Extração líquido-líquido
O processo de extração entre duas fases líquidas é muito comum e fácil de ser conduzida no laboratório. Usa-se para isto um funil de separação, nele são colocadas às duas fases líquidas imiscíveis entre si, uma delas a que contém o substrato. Ao entrarem em contato o substrato se distribui entre elas.
Na extraçãolíquido-líquido contínua o coeficiente de partição de um substrato em um dado par de solventes tiver um valor que permita uma concentração relativa razoável do substrato nos dois solventes, a sua extração vai necessitar de um volume relativamente grande do extraente. No caso de o solvente-extraente ter uma volatilidade muito maior do que o substrato que esteja sendo extraído é possível acoplar à extração umaoperação de destilação que permita recuperar, continuamente, o solvente.
No sistema proposto por Kutscher e Stendel (1903) o solvente extraente é menos denso do que o líquido que está sendo extraído (sistema éter-água, por exemplo), enquanto no outro sistema proposto por Wehrli (1937) é mais denso (por exemplo, o sistema diclorometano-água). Apesar de estes modelos terem sido propostos há muitotempo, ainda são usados hoje.
Em ambos os casos, o funcionamento é muito simples. O solvente extraente é colocado no balão (A), e a fase líquida que contém o substrato a ser extraído é posta no corpo do extrator (B). o frasco (A) é aquecido e o solvente destila, ao se condensar, ele atravessa a camada da fase a ser extraída (na forma de pequenas gotículas), opera a extração e retorna ao frasco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extração
  • Extração
  • extração
  • extraçao
  • Extração
  • Extração
  • Extração
  • extração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!