Extração

Páginas: 7 (1643 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
1. OBJETIVO

Realizar o processo de extração contínua da semente de urucum para obtenção do extrato de urucum.



2. INTRODUÇÃO

[1] A química lida fundamentalmente com misturas, que então podem ser heterogêneas ou homogêneas. As misturas homogêneas são chamadas soluções. O processo de extração, ou seja, a separação, com solventes é geralmente empregado quando se quer isolar umasubstância que se encontra dissolvida em outra substância líquida. Às vezes, a substância a isolar está misturada com um sólido insolúvel nos solventes orgânicos. O processo também é empregado quando se quer afastar de uma substância as impurezas nela contidas. Uma operação bastante comum nos laboratórios consiste em extrair uma substância orgânica de uma solução aquosa usando um solvente orgânico que nãose misture com a água. A substância, em presença de dois solventes, se distribui neles em quantidades que permanecem constantes, a uma temperatura constante. Chamando de Ca e Cb as concentrações da substância nos dois meio, tem-se Ca / Cb = K. A constante K é denominada coeficiente de partição, que expressa a relação entre as quantidades dissolvidas da mesma substância na mesma quantidade dos doissolventes. Sendo as substâncias orgânicas geralmente mais solúveis em solventes orgânicos do que em água, podem ser extraídos desta última.
Existem duas técnicas de extração: contínua ou descontínua. Se a substância for mais solúvel no solvente orgânico do que na água, recorre-se ao método descontínuo. Caso contrário, utiliza-se o método contínuo. A escolha do solvente é feita a partir dafacilidade de dissolução da substância e da facilidade com que se pode isolar o soluto extraído, isto é, do baixo ponto de fusão do solvente para sua posterior evaporação.
. O MÉTODO DESCONTÍNUO
Nesse método não é conveniente separar as substâncias da mistura com muito solvente de uma só vez. O melhor é repetir a operação várias vezes com pequenas porções do solvente, sempre puro, poisisso garante resultados finais muito mais rendosos. É também frequente recorrer à característica que muitas substâncias orgânicas possuem de diminuir a própria solubilidade em água quando existem na solução sais inorgânicos. É o chamado efeito de salgadura. Com isso reduz-se bastante as perdas do solvente na extração.
A extração é feita da seguinte maneira: no funil em suporteintroduzem-se quantidades iguais da solução e do solvente (como exemplo, usaremos o clorofórmio, mais denso que a água). Inicialmente, pode-se perceber uma nítida divisão entre a solução (previamente corada) e o solvente incolor. Retira-se então o funil do suporte e agita-se até que o soluto passe também para o clorofórmio. Recoloca-se o funil no suporte, permitindo que as duas camadas se separem novamente.Como o soluto é mais solúvel no solvente orgânico, este fica mais escuro, pois está mais concentrado com o soluto. Em seguida abre-se a torneira e deixa-se escoar a primeira porção (a do clorofórmio) em um Erlenmeyer ou béquer. A solução que restou é novamente extraída. Geralmente bastam, em média, três extrações. As frações orgânicas são reunidas e em seguida evaporadas, de maneira que o solutoseja isolado.
. O MÉTODO CONTÍNUO
1. Extração líquido-líquido
Quando a solubilidade de um composto orgânico é maior na água recorre-se à extração contínua. Caso contrário, seria preciso empregar grandes quantidades de solvente orgânico nas sucessivas extrações. Para o processo utilizam-se dois diferentes tipos de aparelhagem, conforme o solvente seja mais leve ou mais pesado que a água. Noprimeiro caso o solvente (geralmente éter dietílico, devido ao seu baixo ponto de ebulição - 35º C) é mantido em ebulição em uma retorta, onde os vapores são então condensados por um refrigerador e caem num funil que os faz descer para o recipiente de vidro onde está a solução a ser extraída. Daí o éter, sempre puro, sobe através da camada aquosa, conduzindo consigo um pouco da substância, e volta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extração
  • Extração
  • extração
  • extraçao
  • Extração
  • Extração
  • Extração
  • extração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!