Extração e isolamento de produtos naturais

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 
2. OBJETIVO
3. CROMATOGRAFIA
4. MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS
5. MÉTODOS CONTÍNUOS
6. FASES ESTACIONÁRIAS LÍQUIDAS
7. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO
O isolamento e o estudo de substâncias naturais é uma preocupação central das ciências químicas e biológicas. A bioquímica investiga a química de produtos naturais do metabolismo primário, que produzsubstâncias amplamente distribuídas nos seres vivos: aminoácidos, lipídios, carboidratos e macromoléculas (proteínas, polissacarídeos ácidos nucléicos). A química de produtos naturais do metabolismo secundário (especializado) é estudada por químicos orgânicos, freqüentemente reconhecidos como químicos de produtos naturais.
O químico dispõe de uma diversidade de procedimentos e sistemas contínuose descontínuos para uso na extração do material biológico a partir da sua fonte natural, como por exemplo: maceração, soxhlet, percolação, enfleurage, etc. Dependendo do que se deseja extrair algumas técnicas são mais recomendadas que outras.
2. OBJETIVO
Apresentar as técnicas e metodologias utilizadas para a extração e isolamento de moléculas de baixo peso molecular (produtos naturais) apartir de matrizes biológicas (plantas).
3. CROMATOGRAFIA
A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e fase estacionária (fixa, colocada em uma coluna ou numa superfície sólida), esta separaçãodepende da diferença entre o comportamento dos analitos entre as fases.
A fase estacionária pode ser sólida ou líquida, quando é sólida, o mecanismo da cromatografia é baseado na adsorção das substâncias dissolvidas (cromatografia por adsorção). À medida que a solução passa através da fase sólida, os solutos vão sendo sucessivamente adsorvidos e dissolvidos, cada qual com uma característicaespecífica. Por isso, no processo de escoamento da solução os que são mais adsorvidos atrasam-se em relação aos menos adsorvidos, e consegue-se separação uns dos outros. Quando a fase estacionária é líquida, o mecanismo da separação é baseado na diferente repartição dos solutos entre o solvente da solução e o líquido estacionário (cromatografia por repartição).
A mistura é adsorvida em uma fase fixa, e umafase móvel "lava" continuamente a mistura adsorvida. Pela escolha apropriada da fase fixa e da fase móvel, além de outras variáveis, pode-se fazer com que os componentes da mistura sejam arrastados (eluidos) ordenadamente. Aqueles que interagem pouco com a fase fixa são arrastados facilmente e aqueles com maior interação ficam mais retidos.
Os componentes da mistura adsorvem-se com as partículasde sólido devido a interação de diversas forças intermoleculares. O composto terá uma maior ou menor adsorção, dependendo das forças de interação, que variam na seguinte ordem: formação de sais > pontes de hidrogênio > dipolo-dipolo > Van der Waals.
4. MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE PN
Nessa fase, cabe ao enólogo adotar um procedimento para obter uma extração seletiva dos diferentes compostosnaturais de modo a extrair o máximo possível daqueles que aportam qualidade a extração e o mínimo possível dos que concorrem para a limitação da qualidade, sendo que a extração deve ser rápida e econômica.
O método de extração dos produtos naturais depende de uma série de fatores, tais como: sua localização no vegetal, suas propriedades físico-químicas, a finalidade a que se destina e a escolhado solvente a ser utilizado na extração, pois, se tornam extremamente importantes na quantificação do extrato. Idealmente, o solvente deve extrair eficientemente as substâncias desejadas, ser atóxico, barato e ter ponto de ebulição adequado para se evitar a decomposição térmica das substâncias extraídas.
Conhecidos os princípios ativos inerentes em determinado composto natural, o manuseio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extração do produto natural lapachol
  • Isolamento de Produtos Naturais por Arraste de Vapor
  • Isolamento, purificação e extração da cafeína
  • Produtos Naturais
  • Produtos Naturais
  • Produtos naturais
  • Extração petróleo e gás natural
  • Extração de pigmentos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!