Extração por Arraste a Vapor do Óleo de Cravo

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013












TRABALHO DE QUÍMICA INORGÂNICA II









Melanieh Corrêa Marques Monteiro
Farmácia 2º semestre
2013
INTRODUÇÃO



Os perfumes, essências, são produtos que movimentam muito dinheiro no mundo. Eles possuem história e desenvolvimento concomitantemente ligado ao da indústria química. Esta prática surgiu, provavelmente, do desenvolvimento de outrasatividades, como a queima de plantas para produzir o fogo, a extração de óleos e resinas com fins medicinais e o uso de essências em mumificações e cultos religiosos.
As essências ou aromas das plantas, são utilizados em perfumes, incensos, temperos ou flavorizantes de alimentos. Isso devem-se principalmente aos óleos essenciais. Esses compostos são, muitas vezes, conhecidos por sua ação antibacterianae antifúngica. Alguns também são usados na medicina, como a cânfora e o eucalipto. O cravo é usado como anestésico local, fabricação de cremes dentais, perfumaria, anti-séptico, dentre outros.
Os óleos essenciais são compostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos. Estas substâncias possuem alto ponto de ebulição e podem ser isoladas através da destilaçãopor arraste a vapor. Este tipo de destilação é o processo mais usado para extrair as essências.
A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível começam a "ferver" em temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentesindividuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada à temperatura menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água.
Existem vários métodos de extração de óleos essenciais. O método de extração mais adequado dependerá da matéria prima (folha, flor, fruto, semente, casca, cerne raiz). Dentre os métodos de extração de óleos essenciais, o mais usado é o dadestilação. Os métodos de destilação podem ser: Hidrodestilação (destilação com arraste à vapor sob baixa pressão) e destilação com arraste à vapor com alta pressão. Veja a figura especificando cada material utilizado na técnica de extração do óleo essencial:
Figura 1: Sistema de Destilação por Arraste a Vapor
Neste experimento, extraímos o óleo essencial a partir do cravo. Este óleo é volátil e obtidodos botões florais secos. É conhecido como Syzygium aromatium (Myrtauae) constituído de 82-90% de Eugenol e cerca de 10% de Acetileugenol, Cariofileno e outras substâncias.
Eugenol (82-90%)
O cravo é uma planta usada como tempero. Foi uma das mercadorias entre as especiarias da china, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Eram usados não só comocondimentos de cozinha, mas também como antiséptico bucal. No entanto, o principal uso não é na cozinha: cigarros aromatizados com cravo são extremamente populares.
Porém, o óleo essencial obtido através da destilação por arraste a vapor precisa ser passado por outro processo para que ocorra a sua total separação da água. Esta técnica é conhecida como Extração com Solventes.
A Extração comSolventes é uma técnica moderna. Usada para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo. As plantas são imersas no solvente adequado, no caso éter etílicp, e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. A Extração com solventes consiste basicamente na transferência deíons, específicos, de uma solução pouco concentrada para outra, mais concentrada, por meio de um fenômeno de um soluto de distribuir entre dois solventes imiscíveis, em contato.



O solvente deve ter um ponto de ebulição baixo e que não seja miscível em água, e também que solubilize a substância mais do que a água. O baixo ponto de ebulição diminui a decomposição do óleo. Por outro lado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO
  • Obtenção de terpenos – Extração do óleo de cravo – Destilação por arraste de vapor
  • Extração do óleo essencial por Arraste à Vapor
  • Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
  • Relatório de destilação por arraste a vapor, extração e cromatografia de óleos essenciais do cravo- da- índia...
  • Relatorio Extracão por arraste a vapor
  • Extração por arraste a vapor
  • Extração de óleo de Cravo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!