Extração do Pré-Sal

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O que é Pré-Sal

O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. Compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros.
As reservas do pré-sal encontradas no litoral do Brasil são as mais profundas em que já foi encontrado petróleo em todo o mundo. Representam também o maiorcampo petrolífero já encontrado em uma profunda região abaixo das camadas de rochas salinas ou evaporativas.
Ela é chamada de pré-sal, em razão da escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou antes (daí o termo “pré”) da outra rocha de camada salina, e foi encoberta por esta, milhões de anos depois.
Recentemente (emnovembro de 2010), comunicou-se que haveria, em Tupi, reservas gigantescas deste óleo – a estimativa é entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo.

REPRESENTAÇÃO DO PRÉ-SAL


Exploração e extração do petróleo


O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:
1ºProspecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites.











2º Perfuração: uma vez descobertas as jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boiasmarcadoras sobre a água do mar. Se for na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente.


3º Extração: na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrarespontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície.



Detalhes Sobre a Perfuração

Depois de localizado o local onde provavelmente haverá uma reserva de petróleo, o local é marcado com coordenadas de GPS e, no caso do mar,também são colocadas boias na água. Depois é feita uma perfuração do primeiro poço para comprovar a existência de petróleo.
Em terra firme, essa perfuração é feita por meio de torres de perfuração, como a mostrada na imagem abaixo, que possuem brocas simples com diamantes industriais ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.
No mar é usada uma plataforma marítima, também chamadade plataforma continental, que pode ser de cinco tipos:

Plataforma fixa: Para campos localizados até 300 metros de profundidade. São feitas de estruturas modulares de aço e são instaladas com estacas cravadas no fundo do mar;






Plataforma semissubmersível: são preferidas para a perfuração de poços exploratórios porque possuem grande mobilidade.  Composta de um ou mais converses, ela é apoiadapor colunas em flutuadores submersos. Para posicionar essa unidade flutuante, usam-se os sistemas de ancoragem e de posicionamento dinâmico;


Plataforma FPSO (sigla do inglês “Floating, Production, Storage and Offloading” que quer dizer “flutuante, produção, armazenamento e descarga”): são navios que têm a capacidade de processar, armazenar e prover a transferência de petróleo e gás natural;Navio-sonda: É um navio que possui uma torre de perfuração no centro com uma abertura no casco. Seu posicionamento é feito por sensores acústicos, propulsores e computadores; 


Plataforma autoelevável: É uma balsa com uma estrutura de apoio ou “pernas” que são acionadas e descem até atingir o fundo do mar. A plataforma é então elevada a um nível acima da superfície da água do mar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pré-sal
  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal
  • Pre sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!