Extração DNA

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Licenciatura em Ciências: Química e Biologia
Bioquímica
ISREELE JUSSARA
TATIANA MARQUES






RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA













Dezembro - 2013
Itacoatiara-Amazonas
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Licenciatura em Ciências: Química e BiologiaBioquímica




RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXTRAÇÃO CASEIRA DE DNA



Relatório apresentado a Universidade Federal do Amazonas – ICET, do Curso de Licenciatura em Química e Biologia, com o requisito parcial para da disciplina Bioquímica a Professora Msc. Patrícia Danielle O. de Almeida.






Dezembro - 2013
Itacoatiara-Amazonas

RESUMO
O DNA é formado por nucleotídeos, existemquatro tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T. As formas como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. O objetivo foi a extração DNA dos morangos usando uma metodologia simples e acessível, para que possamos entender a estrutura da molécula da vida. Os resultados foram satisfatórios, conseguimos visualizar e separar asmoléculas de DNA totalmente enrolado no bastão. E concluímos que aula prática mostrou os princípios básicos da extração do material genético do morango.
INTRODUÇÃO
Chamados de moléculas da vida, os ácidos nucléicos são de dois tipos básicos: ácidos desoxirribonucléicos – representados pelas siglas DNA, responsável pela constituição do material genético (cromossomos e genes), localizado basicamente nonúcleo das células – e o ácido ribonucléico – representando pela sigla RNA, sintetizado no núcleo pelo DNA, atua no citoplasma, participando da síntese de proteína. Os ácidos nucléicos são formados por grandes moléculas, ligadas à hereditariedade e ao comando e controle das atividades celulares (BOSCHILIA, 2003).
O DNA é formado por nucleotídeos, existem quatro tipos de nucleotídeos,representados pelas letras A, C, G e T. As formas como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas em apenas um nucleotídeo de sua fita, pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem comprometer o ser vivo. Assim, os quatro tipos de nucleotídeos se arrumam de diversasmaneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2005).
Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, que ligados pelas pontes de hidrogênio, forma o que é chamado de dupla hélice. O modelo da dupla-hélice de Watson e Crick foi prontamente aceito pela comunidade científica; ele explicava pelo menos três características fundamentais do materialgenético: a capacidade de duplicação, a capacidade de conter informações para a produção de proteínas e a capacidade de sofrer mutação. Nessa fita, as bases nitrogenadas seguem o seguinte padrão de combinação: A (adenina) sempre se liga com T (timina), e C(citosina) com G (guanina). A simples combinação dessas letras é o que forma os seres vivos (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2005).
MATERIAIS E METODOS

Sacoplástico tipo “zip loc”
3 Morangos frescos;
1 Peneira;
Álcool etílico (92,8 INPM);
3 Tubos de ensaio;
1 Lâmina;
1 Pincel;
1 Béquer de 500 ml;
1 Béquer de 250 ml;
Suporte para tubos de ensaios
1 Béquer com 150 ml de solução de extrato de DNA;
1 Colher de chá;
1 Colher de sopa;
Detergente;
Sal;
1 Funil;
Água.

Procedimentos
PASSO 01: Macerando os morangos
Colocamos três morangosdentro de um saquinho plástico e maceramos e pressionamos entre os dedos para obter uma pasta homogênea.
PASSO 02: Preparo da solução para a extração de DNA
Em um béquer, preparamos a solução de extrato de DNA, que utilizou 150 ml de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de chá de sal. Mexemos bastante, porém cuidadosamente para não fazermos espuma.
PASSO 03:
Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração dna
  • Extração de DNA
  • extração de dna
  • extração de dna
  • Extração DNA
  • Extração de DNA
  • Extração de dna
  • Extração de DNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!