Extração DNA

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
1. Introdução

Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos, ou seja, são polímeros. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre. Essegrupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado. Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são consideradosmacromoléculas (AMABIS, 2012).
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. No momento dadigestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de uniãoentre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação (AMABIS, 2012).
O amido é uma mistura de polissacarídeos, os quais apresentam na sua composição dois tipos de polímerosda glucose: amilose e amilopectina. Amilose: amilopectina determina muitas propriedades de géis de amido, tais como limpidez, viscosidade, textura, tendência à retrogradação, e habilidade deresistir a ácidos, agitação e extremos de temperatura. A amilose é uma molécula essencialmente linear, consistindo de unidades piranosídicas de D-glucose ligadas -(1®4), com uma pequena quantidade deramificações (cerca de 10 pontos de ramificação por macromolécula) em ligações (1®6). Em contraste, a amilopectina é uma molécula altamente ramificada. É composta de cadeias de unidades piranosídicas deD-glucose ligadas -(1®4), de vários comprimentos, unidas por ligações -(1®6) a outras cadeias semelhantes (CAGANI, 2009).
Além disso o amido é um produto bastante valorizado enquanto ingrediente paraalimentos. A razão desta valorização vem de suas propriedades de aplicação. Estas propriedades são definidas por características como tamanho dos grânulos, teores de amilose e amilopectina, e tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração dna
  • Extração de DNA
  • extração de dna
  • extração de dna
  • Extração de DNA
  • Extração de dna
  • Extração de DNA
  • Extração de dna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!