Extração de oleo de girassol

Páginas: 12 (2806 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS






[pic]












RELATÓRIO DE TA221
EXTRAÇÃO DE SEMENTE DE GIRASSOL



























ABRIL/2013



1. Introdução



1. Conceito e importância da extração de oleaginosas.

A indústria de extração de óleo de grãos pode ser dividida em dois importantes ramos: aprodução de óleo bruto (de torta ou farelo residual) obtidos por extração, e a refinação do óleo bruto. Os óleos obtidos por processos industriais são utilizados por vários ramos da indústria alimentícia, química, de cosméticos e recentemente para a produção de biodiesel.

“Para produzir um óleo bruto, a indústria utiliza uma série de passos de processamento, cuja aplicação depende dotipo de semente e da escala da operação.” (FILS, P.47.2000).

2. Principais métodos e equipamentos utilizados para a extração e pré-requisitos de preparo.

As etapas necessárias para a extração do óleo bruto começam no armazenamento no qual o grão passa por uma pré-limpeza, por processos de secagem, que tem como objetivo reduzir o teor de umidade a níveis que inviabilize o desenvolvimento defungos e bactérias e diminua a atividade enzimática dos grãos, e em seguida o correto armazenamento em silos.

“É essencial nesta fase o controle do peso e qualidade dos grãos recebidos (...). O controle de qualidade das sementes é sensível, mas também vital, pois pode ser o fator que fará diferença entre o lucro e o prejuízo. Pesagem e amostragem na entrada de sementes protegem osinteresses do comprador e do vendedor e fornece a base para qualquer ajuste de preço necessário.” (FILS, P.47, 2000).

Após a chegada à indústria os grãos passam pelas seguintes etapas, que visam proporcionar aos grãos condições que permitam a máxima eficiência de extração do óleo.

• Processo de limpeza: eliminar o material estranho aos grãos, tais como ferro, pedras, pó, talos que proveem dacolheita.

• Pesagem dos grãos: importante para determinar o rendimento do processo de extração;

• Decorticação: é a remoção da casca, processo utilizado em alguns casos para melhorar o sabor do produto final ou aumentar o teor de proteína na torta ou farelo;

• Cozimento: fornece mais plasticidade ao grão, reduz os finos, inativa as enzimas, diminui a viscosidade do óleo,deixando-o mais fácil de extrair;

• Laminação: “Processo necessário o para facilitar o rompimento do tecido e das paredes das células, diminui a distância entre o centro da célula e a superfície e aumento da superfície de saída do óleo.”;[1]

• Extrusão: “processo de compactação dos flocos em equipamentos denominados extrusores ou expander e visa entre outros o aumento do peso específicodo material a extrair.”[2]

Sendo que os principais métodos de extração são a extração através de prensagem mecânica, nas quais são utilizadas a prensa hidráulica ou o Expeller, e a extração com solvente,e que podem ser utilizados isolados ou combinados.

1.3 Funcionamentos do Expeller



O expeller funciona como uma prensa contínua na qual ocorre retirada parcial do óleo da matéria primaa qual foi utilizado. Os grãos entram na prensa por meio de um eixo alimentador. A prensa consiste de um cesto formado de barras de aço retangulares distanciados por meio de lâminas. O espaçamento das barras é regulado para permitir a saída do óleo e, ao mesmo tempo, atuar como filtro para as partículas do resíduo da prensagem (torta). No centro do cesto gira, uma rosca que movimenta o materialpara frente, comprimindo-o ao mesmo tempo. A pressão é regulada por meio de um cone na saída e pode alcançar duas centenas de atmosferas por cm².



1.4 Tipos de extratores de óleos usados em escala laboratorial



Clevenge pode operar em sistema aberto ou fechado. Em sistema aberto há a necessidade de maior numero de etapas de manipulação por parte do operador, mas a coleta do óleo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 04- EXTRAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL DA SEMENTE DE GIRASSOL.
  • Extração de oleos
  • Extração do óleo
  • Extração de oleo
  • extração de oleos
  • EXTRAÇÃO DE ÓLEOS
  • ponto de fusão do óleo de girassol
  • CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE GIRASSOL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!