Extração de dna 11º ano

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2013
Escola secundária de Odivelas
Ano lectivo:2012/2013
Relatório científico de Biologia e Geologia

Extração de DNA de células vegetais

Vanessa Toscano 11ºD
Odivelas, 11 de Outubro de 2012
Índice
1. Introdução………………………………………………………………………………………..1
2. Protocolo Experimental………………………………………………………………………...4
3. Resultados……………………………………………………………………………………….
4. Discussão deResultados………………………………………………………………………
5. Conclusão………………………………………………………………………………………..
6. Bibliografia……………………………………………………………………………………….

Introdução

Objetivos:
-Conhecer técnicas de extração de DNA das células;
-Compreender o processo necessário à extração do DNA.
Ácido desoxirribonucleico (DNA) é um composto orgânico, que se encontra em todos os seres vivos. Situa-se no núcleo das células,no caso dos seres eucarióticos, enquanto nos seres procarióticos, encontra-se numa zona chamada nucleoide, no seu citoplasma.
O DNA é um polímero de nucleótidos, unidade base dos ácidos nucleicos, constituídos por 4 bases azotadas, timina (no caso do DNA), adenina, citosina e guanina. A adenina e a timina são bases púricas que possuem anel duplo, e a citosina e a timina são bases pirimídicasque possuem um anel apenas, a adenina e a timina são bases complementares, que se ligam através de duas pontes de hidrogénio, assim como a citosina e a guanina, que se ligam por três pontes de hidrogénio (Fig.1). A regra de Chargaff diz que o número de purinas é igual ao número de pirimidinas. O DNA contém ainda uma pentose, desoxirribose, e também um grupo fosfato (ou fosfórico), que contem iõesnegativos. (Fig.2)

Fig.1- Bases complementares com as respetivas ligações e o sentido de crescimento das cadeias polinucleotídicas.

Fig.2- Estrutura do DNA.

O DNA é o suporte da informação genética, ao contrário do que se pensava antes do séc.XX, pois pensava-se que quem continha a informação genética eram as proteínas, devido à suadiversidade, à sua estrutura bastante complexa e também devido a doenças hereditárias que se sabiam que estavam ligadas à falta de enzimas (que são proteínas). Todavia foram-se executando investigações e experiências que vieram mostrar os ácidos nucleicos, e após as experiências foi possível concluir que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética. Segundo o modelo de Watson e Crick, oDNA possui uma dupla cadeia polinucleotídica, o que significa que para além dos nucleótidos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster (Fig.3) onde se ligam o C5’da pentose e o grupo fosfato do nucleótido seguinte. Os nucleótidos estão unidos através do C3’ da pentose de um e do grupo fosfato de outro, ficando de um lado o C3’ livre e do outro o C5’, por este motivo, as cadeiaspolinucleotídicas crescem do sentido 5’ para 3’. Estas estão ligadas entre si pelas bases que verificam complementaridade através de pontes de hidrogénio. No caso da adenina e da timina por duas pontes, e no caso da citosina e da guanina por três pontes de hidrogénio. As duas cadeias dispõem-se em sentidos opostos sendo, por isso, antiparalelas o que significa que, como as ligações fosfodiésterestão orientadas no sentido de 3’ para 5’, o seu oposto é de 5’ para 3’.


Fig.3- Cadeia polinucleotídica.
Em 1869 foi descoberto o DNA, contudo esta descoberta não teve muita importância na altura, pois o DNA foi considerado demasiado simples para poder possuir a informação genética de um indivíduo, sendo que é uma informação demasiado complexapara poder estar inserida numa molécula tão simples, pensavam eles.
Em 1928, Frederick Griffith elaborou uma experiência que pode permitir identificar o material genético, esta foi feita com bactérias e ratos. Ele colocou bactérias que causam pneumonia, sendo que a pneumonia é letal para os ratos, ele utilizou estirpes lisas(S) e rugosas(R), da mesma bactéria. As bactérias tipo S, produzem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXTRAÇÃO DE DNA
  • Extração dna
  • Extração de DNA
  • extração de dna
  • extração de dna
  • Extração DNA
  • Extração de DNA
  • Extração de dna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!