EXTRAÇÃO DE CLOROFILA DE FOLHAS VERDES COM ANÁLISE CROMATOGRÁFICA DE EXTRATO.

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
1. Introdução

A extração de produtos naturais e sua separação cromatográfica podem ser utilizadas para ilustrar vários fenômenos envolvendo interações moleculares ou forças intermoleculares, além de possibilitar aos estudos da química a realização de análise dessas substâncias e a designação de fatores importantes para as formas de consumo e trabalho das mesmas. O processo de extração desubstancias a partir de compostos em sua forma natural trata da obtenção ou separação dos mesmos por meio da utilização de solventes adequados. Neste experimento, trata-se da extração simples de clorofila presente em folhas verdes.

A clorofila, num contexto geral, pode ser classificada como um conjunto de pigmentos fotossintéticos, presentes no interior dos cloroplastos das plantas e que confere acoloração verde às folhas. Além disso, a clorofila é capaz de converter a energia da luz solar em energia química através do processo de fotossíntese, nesse processo a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio. No processo de fotossíntese estão envolvidos três tipos de pigmentos, as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas (ouflavanóides). A clorofila é tido como pigmento essencial às plantas, já os outros dois são ditos pigmentos acessórios. As clorofilas a e b são encontradas quase sempre em conjunto, sendo a clorofila a mais abundante na maioria dos casos. A fórmula molecular da clorofila a é dada por C55H72O5N4 Mg e difere da clorofila b pela presença de um grupo funcional aldeído ao invés de um grupo metila no átomo decarbono 7.

Historicamente, a estrutura da clorofila a só foi completamente elucidada em 1960, quando Woodward confirmou a estrutura proposta para este composto através da sua síntese total. Pouco tempo depois Fleming determinou a configuração absoluta da clorofila a não deixando dúvidas quanto a quaisquer aspectos estereoquímicos e, ao mesmo tempo, contribuindo para uma série de estudos no quediz respeito a este tipo de pigmento. (WOODWARD, 1960, p. 82; FLEMING, 1967, p. 216)

Os métodos para a extração e/ou purificação da clorofila geralmente são realizados na presença de solventes como acetona ou metanol e o acetato de etila, e ainda o álcool de 92,8º também pode ser utilizado. Após a etapa de mistura dos compostos, a solução é filtrada para separação do material de partida. Ospigmentos obtidos nestes processos são então submetidos à análise, realizada por procedimento cromatográfico, para purificação e observação do comportamento físico e químico das mesmas.

O processo de extração de pigmentos de clorofila a partir de folhas verdes, com posterior análise de sua composição, sob emprego das técnicas de cromatografia é de que se trata o presente experimento.

2. ObjetivosO presente experimento tem como finalidade primordial a extração do pigmento clorofila presente nas folhas verdes da hortelã, com realização de análise cromatográfica para estudo de comportamento das substâncias presentes no extrato obtido.

3. Materiais Utilizados

Foram utilizados para o procedimento experimental os seguintes materiais:

Reagentes

Acetato de etila

Álcool etílicoFolhas verdes de hortelã

Hexano

Iodo

Vidraria

Béquer

Bastão de vidro

Balança analítica

Frasco de vidro pequeno

Funil de vidro

Placa de vidro com sílica

Placa de Petry

Proveta

Tubo capilar

4. Procedimento Experimental

Parte 1

Nessa primeira parte do experimento foi realizada a extração do composto clorofila das folhas da hortelã verdes.

Para aextração, procedeu-se da seguinte forma:

Foi pesada uma amostra de 15 g de folhas de hortelã.

Com o auxílio de uma tesoura, foi realizado o corte das folhas em pequenos pedaços para facilitar o trabalho de extração.

As folhas picotadas foram colocadas em um béquer.

Numa proveta, foram medidos 100 ml de álcool etílico P. A. sendo este despejado sobre a amostra de folhas contida no béquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração de Clorofila
  • EXTRAÇÃO DE CLOROFILA
  • Extração de clorofila
  • Cromatografia para extração da clorofila
  • Relatorio extração da clorofila
  • Concentração de clorofila nas folhas
  • Extração de clorofila e cromatografia
  • Técnicas de extração de extrato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!