Extração de betacaroteno de cenouras

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 14 de junho de 2012
Maria Zuleika e Janete Harumi Yariwake

Química Nova, Vol 31, Nº 5, 1259-2008

Extração de β-caroteno de cenouras: Uma proposta para disciplinas experimentais de Química

Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, CP 780, 13560-970 São Carlos – SP, Brasil

Maria Edivina de Sousa
A produção dos radicais livres em excesso no organismo humano podem causar alterações doDNA, proteínas, carboidratos e lipídeos, resultando também em doenças que afetam as células do nosso corpo. Os antioxidantes juntamente com os radicais livres tem a função de neutralizar esses efeitos retardando e prevenindo doenças como arteriosclerose, obstrução das artérias, morte celular de órgãos como o cérebro, rins, pulmões, pele e etc.
Os antioxidantes naturais vem sendo estudados como umaalternativa a outros conservantes artificiais alimentares como o butil-hidroxi-tolueno (BHT, 2,6-bis (1,1-dimetiletil)-4-metilfenol) ou butil-hidroxi-anisol (BHA, mistura de isômeros 2-terc-butil-4-metoxifenol e 3-terc-butil-4-metoxifenol). Uma importante fonte de antioxidantes naturais são encontrados em plantas como os flavonóides contido nos vegetais: tronco, raízes, folhas, flores, frutas esementes.
A analise por cromatografia em camada delgada (CCD) utilizando β-caroteno tem dectado produtos naturais com propriedades antioxidantes.
O β-caroteno carotenóide é um pigmento natural que está presente nas frutas e vegetais, como a cenoura, tomate, espinafre, laranja e pêssego.
De 600 carotenóides existentes na natureza 20 estão presentes nos tecidos e plasma humano, dos quais 6 emquantidades relevantes: α-caroteno, β-caroteno, β-criptoxantina, licopeno, luteína e zeaxantina. Essas substâncias não é produzido pelo metabolismo humano e podem ser obtidos na alimentação, muitas dessas substâncias se convertem em vitamina A no organismo.
A extração de carotenóides e flavonóides para aulas experimentais de Química além de ser uma análise de procedimento rápido, fácil execução ebaixo custo para revelação por CCD com substâncias de propriedades antioxidantes apresenta o desenvolvimento, quantificação, testes de eficácia na detecção destas substâncias e validade da solução de carotenóides extraídos da cenoura.

Parte experimental

Foram utilizadas 5 cenouras de tamanho e grossura variadas, a parte externa foi raspada com faca e cortada em rodelas. Foi obtido 8g daamostra, batida no liquidificador e transferida para um cadinho macerado com 50,0 ml de éter de petróleo. A solução obtida foi filtrada e extraída mais uma vez com 50,0 ml de éter de petróleo. As soluções combinadas foram evaporadas num rotaevaporador, após a retirada do solvente o extrato de cenoura foi pesado e dissolvido em diclorometano, com concentração final de 0,2 g estrato L.
Para analisar aconcentração do extrato de cenoura foi utilizado o espectrofotômetro Hitachi U-3210. Para determinar o prazo de validade do extrato de cenoura e da solução de β-caroteno p.a na concentração de 0,2 g L em diclometano foram tomadas medidas de radiação das soluções a 436 nm (Comprimento de onda utilizado seguindo o Método Oficial da AOAC.)
A intensidade da radiação foi feita por um espectro sendotrocado a cada semana durante 8 semanas no mesmo dia e horário com a mesma solução de extrato de cenouras teste também repetido na solução de β-caroteno.
Para determinar a quantidade de carotenóides no extrato de cenoura foi preparada uma solução de β-caroteno p.a na concentração de 0,2 g L em diclometano, a esta solução foram diluídas 1,26; 2,52; 3,78; 5,04 e 6,30 mg L. a concentração decarotenóides do extrato foi calculada pela equação da reta pelo gráfico da curva analítica.
Foram aplicados 3 μL da solução de flavonóides antioxidantes, 1,0 mg mL de metal, quercetina e rutina em uma placa de CCD eluída com acetato de etila (ácido) fórmico (água em proporção de 6:1:1 v/v) após a secagem foi borrifada na placa uma solução de extrato de cenoura e β-caroteno e deixada à temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração e caracterização do betacaroteno produzido por rhodotorula glutinis tendo como substrato o suco de caju
  • O Betacaroteno
  • Betacaroteno
  • cenoura
  • Cenoura
  • a cenoura
  • cenoura
  • Cenoura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!