Extração de aas

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Relatório:
Experiência I.1
Extração de ácido acetilsalicílico

Alessandra Rodrigues
Bruno Henrique
Turma F1
Professor Ângelo de Fátima


I. Introdução
Filtração: Separação de Substâncias
A filtração é um processo que tem como finalidade separar os componentes de uma mistura heterogêneaconstituída por sólido disperso em meio líquido. Para separar as fases de uma mistura em uma filtração são geralmente utilizados papel de filtro ou algodão (o último é utilizado para evitar perda de material por dispersão no papel).
Existem vários tipos de filtração, dentre eles, os mais utilizados são a filtração simples e a filtração a vácuo (por sucção).
A filtração simples é utilizada quando ocomponente de maior interesse está no filtrado. Ela consiste em passar a mistura heterogênea por um material poroso (na maioria das vezes, papel de filtro). O resíduo fica retido no papel e o filtrado se armazena no béquer (ou erlenmeyer).

Figura1 – Representação de uma filtração simples

A filtração a vácuo é mais rápida e retira o solvente do sólido com maior eficiência. O processoconsiste em conectar o kitasato a uma mangueira, a qual está conectada à trompa d’água. Quando a água começar a correr pela trompa, o ar será sugado, formando um vácuo na parte interna a aparelhagem.

Figura 2 – Representação de uma Filtração a vácuo

Extração sólido-líquido: Obtenção de Substâncias
A extração tem como objetivo obter um certo material presente em algum meio específico. O solvente aser utilizado é escolhido de acordo com o objetivo do trabalho. A substância de interesse pode ser extraída por diferentes solventes ou por um único solvente. Existem vários tipos de extração, que variam de acordo com o caráter da substância a ser extraída.
A extração simples sólido-líquido pode ser realizada com a mistura do material em um determinado solvente que dissolva a substância deinteresse, mas não o resíduo. Posteriormente é realizada uma filtração para que se obtenha somente o solvente com a substância dissolvida. A substância pode ser isolada com uma destilação para remoção do solvente ou diminuindo-se a temperatura e consequentemente, a solubilidade.
No experimento descrito abaixo, foi realizada uma extração de ácido acetilsalicílico de 4 comprimidos de Aspirina.
O ácidoacetilsalicílico (C9H8O4) é um fármaco muito utilizado como antiinflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É um pó branco e seus cristais podem ser incolores. É pouco solúvel em água, mas muito solúvel em solúvel em álcool. O AAS é o principal componente ativo da Aspirina, o medicamento mais conhecido e consumido do mundo.

Figura 3 – Estrutura do ácido acetilsalicílico(AAS)

II. Objetivo

III. Parte Experimental

Procedimento:

* Transferiu-se 20ml de etanol absoluto para um béquer de 250ml (tal procedimento foi realizado na capela de exaustão), adicionou-se ao etanol 4 comprimidos de Aspirina de 500 mg adulto. Observou-se o aparecimento de bolhas indicando desprendimento de gás.
*
* Triturou-se e agitou-se os comprimidos com umbastão de vidro até a dissolução máxima deste no etanol naquelas condições. Observou-se que parte do material não se dissolveu e acumulou-se no fundo do béquer e em suspensão. A solução contida no béquer ficou esbranquiçada.

* Foi realizada uma filtração a vácuo para retirar o sólido insolúvel (Sólido I), recolhendo o filtrado em um kitazato. A montagem dos aparelhos de filtração pode serrepresentada na figura a baixo (figura 1 – pág X):

* Para realizar a filtração, foi recortado um papel de filtro no tamanho adequado para o funil de Buchner, tal papel foi colocado com cuidado no funil e umedecido com etanol antes da filtração ser iniciada. Observou-se que a filtração foi lenta. O liquido colhido no kitasato estava límpido e o material que ficou retido no papel de filtro (sólido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração e quantificação de AAS em comprimidos
  • Extração e quantificação de AAS em comprimidos
  • AA
  • Aa
  • AA aa
  • aa
  • Aa
  • extraçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!