Extração de óleo fixo e síntese de biodiesel

Páginas: 11 (2708 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA GOIANO –
CAMPUS RIO VERDE.
CIENCIAS BIOLÓGICAS






ALIDELMA MARIA SIMÃO
CAROLINE EMILIA DOS SANTOS
ODINEIA CORREA







EXTRAÇÃO DE ÓLEO FIXO E SÍNTESE DE BIODIESEL










RIO VERDE – GO, 2012
ALIDELMA MARIA SIMÃO
CAROLINE EMILIA DOS SANTOS
ODINEIA CORREAEXTRAÇÃO DE ÓLEO FIXO E SÍNTESE DE BIODIESEL




Trabalho apresentada como parte dos requisitos de avaliações da disciplina de Química Orgânica; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde.





Prof. Cássia








Rio Verde – GO, 2012
Introdução

O biodiesel é um Combustível renovável, derivado defontes alternativas, como os óleos vegetais e as gorduras animais, obtido pelo processo denominado de transesterificação que consiste numa reação química do óleo (vegetal ou animal) com um álcool (etanol ou metanol) na presença de um catalisador.
Existem no Brasil inúmeras espécies vegetais (oleaginosas) que podem ser utilizadas para a produção do biodiesel, tais como mamona,soja, algodão, girassol, dendê, amendoim, pinhão-manso, nabo forrageiro, crambe, entre outras.
Os países desenvolvidos têm que cortar suas emissões de gases de efeito estufa drasticamente e os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm que crescer combatendo seu desmatamento e promovendo o uso de energias limpas, renováveis e sustentáveis. Neste contexto, os óleos vegetais reaparecem comouma alternativa para substituição, parcial ou total, ao óleo diesel em motores de ignição por compressão. Porém, apesar do óleo vegetal apresentar características comburentes, o mesmo não pode ser utilizado diretamente como combustível, devido a algumas propriedades como elevada viscosidade, acidez, água e outras, que podem causar danos nos motores atuais movidos a diesel. Alguns procedimentos comodiluições diretas do óleo vegetal no óleo diesel, craqueamento térmico do óleo vegetal, pirólise dos óleos vegetais e a reação de transesterificação foram testados com o intuito de melhorar essas características dos óleos vegetais. Porém, a transesterificação se mostrou como a mais indicada para esta finalidade e, atualmente, é a mais utilizada no mundo devido a sua simplicidade e resultadossatisfatórios com relação às propriedades encontradas no produto final, conhecido como biodiesel.
A transesterificação é a reação de óleos e gorduras, vegetais ou animais, com um álcool, preferencialmente de cadeia curta, para formar ésteres (biodiesel) e glicerol. Esta reação ocorre sem a utilização de catalisadores, mas devido aos baixos rendimentos obtidos e às condições de processodesfavoráveis, o uso de catalisadores se tornou essencial. Os catalisadores mais utilizados, atualmente, são os hidróxidos de metais alcalinos como o KOH e NaOH. Os alcoóis mais utilizados são o metanol e o etanol, porém devido a diversas vantagens físicas e químicas e ao baixo custo, o metanol é o mais utilizado no mundo e até mesmo no Brasil, onde possui um custo mais elevado que o etanol.Com o aumento da produção de biodiesel no Brasil e no mundo, cresce também a produção de óleos vegetais, visto que estes são as principais matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel no Brasil. Embora a maior parte do biodiesel produzido mundialmente seja proveniente do óleo de soja, diversas oleaginosas já foram estudadas como possíveis fontes de óleos vegetais para a produção debiodiesel. Dentre elas, o Crambe (Crambe Abssynica Hoechst) que vislumbram-se boas possibilidades de ser uma cultura voltada à produção de biodiesel. Os principais fatores que fazem com que esta cultura tenha boa aceitação são: o bom desempenho apresentado nos campos experimentais, o baixo custo de produção, rusticidade, fácil adaptabilidade a solos de baixa fertilidade e resistência à seca, a não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Óleos fixos
  • Síntese do Biodiesel
  • Sintese do biodiesel
  • Sintese do Biodiesel
  • Extração de oleos
  • Sintese do Biodiesel
  • Extração do óleo
  • Síntese de biodiesel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!