extração com solvente

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
1_INTRODUÇÃO

A química utiliza misturas constantemente. Elas podem ser heterogêneas ou homogêneas (soluções) e, muitas vezes, é necessária a separação de determinadas soluções.

Essa separação é denominada extração e é geralmente empregada quando se quer isolar uma substância que se encontra dissolvida em outra substância. Uma operação bastante comum nos laboratórios consiste em extrair umasubstância orgânica de uma solução aquosa utilizando solvente orgânico que não se misture e água. A substância em presença de dois solventes se distribui neles em quantidades que permanecem constantes a uma temperatura constante, sendo as substâncias orgânicas mais solúveis em solventes orgânicos. (No caso do procedimento descrito no presente trabalho utilizou-se solução aquosa para extrair umasubstância orgânica de um composto orgânico)

A transferência de um soluto, de um solvente para outro solvente é chamada extração com solvente, ou mais precisamente extração liquido-liquido.

A extração liquido-liquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de efetuar a transferência de um ou mais desoluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, rápidas, limpas, convenientes e, em muitos casos, a separação pode ser efetuada pela agitação durante alguns minutos no funil de separação.

Esse tipo de extração é utilizado na química para separação, purificação e concentração de certas substâncias e de misturas que ocorrem na natureza. Este método está baseado numapropriedade física da substância: a solubilidade.

A extração com solventes pode ser usada para extrair a cafeína do café e das folhas de chá, essências aromáticas das flores e o açúcar da cana-de-açúcar.

Para que a extração seja realizada devem-se colocar dois solventes imiscíveis, ou seja, que não se misturem, em um funil de separação e, ao agitar por alguns minutos, o soluto a serextraído contido no primeiro solvente passará para o segundo solvente, pois é mais solúvel neste que no outro. Ao formar novamente duas fases, separam-se os compostos.

2_OBJETIVOS

2.1_Geral

Extração do álcool presente na gasolina, utilizando solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl), e determinação de sua porcentagem.

2.2_Específico

Preparar solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).Misturar gasolina á solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).

Separar as substâncias da mistura.

Calcular a porcentagem de álcool presente na gasolina e, posteriormente, a porcentagem de álcool presente na solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).

3_PARTE EXPERIMENTAL

3.1_Materiais

* Béquer (500 ml)

* Funil de decantação

* Proveta (50 e 100 ml)

* Suporte universal3.2_Reagentes

* Água destilada

* Cloreto de sódio

* Gasolina

3.3_Metodologia

Em um béquer (500 ml) preparou-se 250 ml de solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).

Em uma proveta (50 ml) mediu-se 50 ml de gasolina e transferiu-a para o funil de decantação. Na mesma proveta, mediu-se 50 ml de solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl) e transferiu para o mesmo funil de decantação quecontinha a gasolina.

Agitou-se a mistura de água e gasolina, deixando-a descansar até que as fases estejam novamente separadas. Separou-se então a mistura transferindo-se a solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl) para a proveta e mediu-se o volume.

Em seguida, calculou-se a quantidade de álcool transferida para a solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl).

4_RESULTADO E DISCUSSÃO

Oprocedimento realizado visa extrair o álcool presente na gasolina.

Sabe-se que a gasolina é imiscível á água, porém o álcool contido na gasolina é, também, miscível á água, pois possui parte apolar (sua cadeia carbônica) e parte polar (sua hidroxila). Para a realização do procedimento de separação do álcool presente na gasolina, adicionou-se Cloreto de Sódio á água a fim de torná-la mais polar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
  • Extração de Solventes
  • EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
  • EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
  • extração por solvente
  • Extração por solventes
  • Extracao de solventes
  • Extração com Solvente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!