extração cafeína

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
RESULTADOS E DISCUSSÃO

Principios e conceitos básicos:
A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com oprimeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente.
As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas, convenientes, em muitos casosa separação pode ser efetuada pela agitação durante alguns minutos, num funil de separação.
Esse tipo de extração é utilizado na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certassubstâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade física da substância: a solubilidade.
Pode-se usar o método da extração com solventes para se extrair cafeínado café e das folhas de chá, essências aromáticas das flores ou o açúcar da cana de açúcar.
Propriedades Fisicas da Cafeina:
Fórmula molecular: C8H10N4O2
Massa molecular: 194,19
Proporções dosconstituintes: 49,48% de carbono, 5,19% de hidrogênio, 28,85% de azoto, 16,48% de oxigênio.
Ponto de fusão:238 C
Ponto de ebulição: 178 C
Densidade relativa: 1,23
pH: 6,9 em uma solução a 1%Aparência: substancia branca, cristalina, com sabor muito amargo, sem cheiro e com aspecto brilhante. Dependo do solvente em que é extraída, pode-se apresentar anidra ou monohidratada, com o formato deagulhas(cristais) hexagonais e incolores. Pode, ainda, ocorrer com formações aciculares brilhantes, formando uma massa felpuda.
Solubilidade: É solúvel em diversos solventes, nomeadamente, um grama decafeína dissolve-se em:46 ml de água, 5,5 ml de água a 80 C, 1,5 ml de água em ebulição, 66 ml de álcool, 22 ml de alcool a 60 C, 50 ml de acetona, 5,5 ml de cloroformio, 530 ml de éter, 100 ml debenzene e 22 ml de benzene em ebulição.
Equações quimicas das etapas de extração por solventes quimicamente ativos:
K = Ca/Cb
onde Ca = concentração do composto no solvente A (em g/mL);
onde Cb =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração de cafeína
  • Extração de Cafeína
  • EXTRAÇÃO DA CAFEINA
  • Extraçao cafeina
  • Extração de Cafeína
  • Extração de cafeina
  • Extracao Cafeina
  • EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!