ExtomazilasZ

778 palavras 4 páginas
Estudo Dirigido – prova de geotecnia 1.

Matéria: Aula 1,2,3,4,5,6 e aula de exercícios.

1. Para que serve o uso de defloculante no ensaio de granulometria? Represente as curvas granulométricas obtidas com e sem defloculante.

2. Comente com suas palavras a importância da Mecânica dos Solos/Geotecnia para o Engenheiro Civil? Exemplifique utilizando alguma obra de engenharia.Estudo Dirigido – prova de geotecnia 1.

Matéria: Aula 1,2,3,4,5,6 e aula de exercícios.

1. Para que serve o uso de defloculante no ensaio de granulometria? Represente as curvas granulométricas obtidas com e sem defloculante.

2. Comente com suas palavras a importância da Mecânica dos Solos/Geotecnia para o Engenheiro Civil? Exemplifique utilizando alguma obra de engenharia.

3. Os processos de origem e formação dos solos atuam constantemente no tempo geológico, gerando inúmeros tipos de solos. A classificação quanto à origem permite entender como esses processos afetam as propriedades do solo e alguns dos aspectos relevantes de cada categoria de solo para a engenharia civil. A relação correta entre a categoria do solo e suas características é:
a) solos sedimentares são transportados por água e, por isso, apresentam elevados graus de saturação.
b) saprólitos são produtos da decomposição total das rochas e não guardam vestígios de sua estrutura original;
c) solos aluvionares ou aluviões são solos transportados e depositados pela água, cujas partículas são separadas por tamanho, em função da velocidade do fluxo;
d) solos eólicos apresentam formas angulares, em que grão mais densos se movimentam com mais facilidade;
e) colúvios são solos intemperizados, homogêneos e superficiais

4. A partir da curva abaixo calcule o Cu e Cc.

5. Os limites de consistência permitem avaliar as diferentes condições dos solos em função do seu teor de umidade em relação à composição química e mineralógica dos solos. Assim, considerando o gráfico e a

Relacionados