Extintores e suas aplicações

Páginas: 13 (3139 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
A presença de fogo não desejado é chamada de incêndios que são capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça. Existem três elementos essenciais envolvido no processo de produção do fogo: calor, oxigênio e combustível (triângulo do fogo). Para acabar com um incêndio, é preciso retirar completamente um desses três elementos. Abafaro fogo com um cobertor ou jogar água é a primeira atitude de quem está desesperado em extinguir as chamas, mas nenhuma dessas alternativas é tão eficiente como o extintor de incêndio. Esse objeto é essencial em qualquer casa ou escritório. Embora exista uma grande possibilidade dele ficar na parede durante anos acumulando poeira, também pode acabar salvando a vida de alguém.

EXTINTORES ESUAS APLICAÇÕES
Os extintores de incêndio são destinados à extinção imediata de um principio de incêndio quando ainda em sua fase inicial. São feitos para utilização rápida, e por essa razão a sua eficácia ficara condicionada ao fácil acesso aos aparelhos ao perfeito serviço de manutenção e ao conhecimento pelo operador das técnicas de extinção do fogo e da operação dos extintores.Os extintores são constituídos de um recipiente de aço, cobre, latão ou material metálico equivalente, contendo em seu interior um agente extintor cuja finalidade é eliminar o principio de incêndio, utilizando para isso, um ou mais de um dos quatro processos tradicionais de extinção. Os extintores podem ser divididos em portáteis, quando manuais e operados por um único individuo, ou carretas,quando sobre rodas, exigindo, para seu emprego, um ou mais operadores.
Vários são os princípios de funcionamento dos diversos extintores, contudo, todos promovem a expulsão do agente extintor de seu interior por meio de pressão, que pode ser obtida através de uma reação química, por intermédio de um gás propelente, ou ainda pela descompressão do próprio agente extintor. Os extintores quefuncionam por reação química são chamados de químicos e os demais de pressurizados.
Os extintores pressurizados podem ser de dois grupos: de pressão interna ou de pressão injetada. Os de pressão interna já possuem o gás propelente dentro do recipiente, misturado com o agente extintor, ou o próprio agente acha-se comprimido. Os de pressão injetada recebem o gás propelente somente no instante deuso, através de um cilindro, que poderá estar localizado do lado de fora ou dentro do próprio recipiente.
O uso de um determinado tipo de extintor dependerá da classe de incêndio; portanto, o adequado emprego dos diferentes tipos evitara que seu operador se submeta a riscos desnecessários, tais como choques elétricos, respingos de líquidos inflamáveis, etc. É de extrema importância conhecer eidentificar bem o incêndio que vai se combater, antes de escolher o extintor, um erro9 na escolha pode tornar inútil o esforço de combater um incêndio, podendo até piorar a situação: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos).
Agentes extintores são todas substâncias capazes de interromper uma combustão, quer por resfriamento, abafamento ouextinção química, ou pela utilização simultânea desses processos, pode-se dizer que os principais agentes extintores são:
Água: sua ação de extinção é o resfriamento, podendo ser empregada tanto no estado líquido como no gasoso. No estado liquido, sob forma de jato compacto, chuveiro e neblina. Nas formas de jato compacto e chuveiro, sua ação de extinção é somente o resfriamento. Na formade neblina, sua ação é de resfriamento e abafamento. Á água no estado gasoso é aplicada em forma de vapor. A água é condutora de corrente elétrica.
Espuma: agente extintor cuja principal ação de extinção é de abafamento e, secundariamente, de resfriamento: por utilizar razoável quantidade de água na sua formação conduz corrente elétrica. A espuma pode ser obtida através de uma reação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extintores
  • Extintores
  • Extintores
  • Extintores
  • extintor
  • extintores
  • Extintores
  • Extintores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!