Extinçao

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Aprendizagem
Segundo Burrhus Frederic Skinner, aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta à um estímulo emitidapelo sujeito, e que seja mais próxima da resposta desejada. Fortalecidas, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até se chegar ao comportamento desejado. 
Extinção
A extinção é umprocedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. O tempo necessário para que aresposta deixe de ser emitida dependerá da história e do valor do reforço envolvido. Assim, quando uma menina, que estávamos paquerando, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas “investidas”tenderão a desaparecer.
Fuga e esquiva
No processo de esquiva, após o estímulo condicionado, o indivíduo apresenta um comportamento que é reforçado pela necessidade de reduzir ou evitar o segundoestímulo, que também é aversivo, ou seja, após a visão do raio, o indivíduo manifesta um comportamento (tapar os ouvidos), que é reforçado pela necessidade de reduzir o segundo estímulo (o barulho do trovão)igualmente aversivo. Ambos reduzem ou evitam os estímulos aversivos, mas em processos diferentes. No caso da esquiva, há um estímulo condicionado que antecede o estímulo incondicionado e mepossibilita a emissão do comportamento de esquiva. Uma esquiva bem-sucedida impede a ocorrência do estímulo incondicionado. No caso da fuga, só há um estímulo aversivo incondicionado que, quando apresentado,será evitado pelo comportamento de fuga. Neste segundo caso, não se evita o estímulo aversivo, mas se foge dele depois de iniciado. e de reduzir o segundo estímulo (o barulho do trovão) igualmenteaversivo.
Controle de Estímulos / DISCRIMINAÇÃO E GENERALIZAÇÃO
Sabemos quando há o controle de estímulos, quando a forma de responder é diferenciada sob estímulos diferentes, assim, em um exemplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extinção
  • Extinção
  • Extinção
  • Extinção
  • Extinção
  • Extinção
  • EXTINÇÃO
  • Extinçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!