Extensaooucomunicacao

1008 palavras 5 páginas
Extensão ou Comunicação?
O autor analisa criticamente a palavra extensão, como medida de comprimento, mas principalmente como o ato de estender (levar) algo a alguém. Na realidade agrária o termo estender diz respeito a levar o conhecimento e técnicas as pessoas que destas necessitam. Extensão não deve ser uma invasão cultural do meio agrário, mas sim uma educação e aprendizagem por parte do extensionista e do que está recebendo o conhecimento. O agrônomo, neste caso extensionista, deve ensinar ao homem do campo de forma que este possa aprender e praticar o que está aprendendo, adquirindo o conhecimento.

O processo de extensão como algo que apenas mostra a presença dos conteúdos estendidos, não serve para aqueles que o captam, pois eles apenas os vêem, não praticam, portanto não podem utiliza-los, além de que muitas vezes o conteúdo apresentado não reflete muita realidade de quem os assistem. Os camponeses muitas vezes têm suas crendices sobre certas situações do cotidiano e o agrônomo com sua linguagem técnica não consegue influencia-los, então os camponeses achando que o motivo daquela situação é algo mágico, que não pode ser mudado, acabam por considerar o agrônomo um invasor. Para ser possível estender algo a uma comunidade faz-se necessária à superação da percepção mágica da realidade e que se mostre um conhecimento simples.

Algo que deve ser percebido é que o conhecimento tem de ser construído de forma que o agrônomo e o camponês o façam junto. Não o agrônomo treinando o camponês, mas fazendo-o entender como funciona, e este aproximando o extensionista da realidade.

A ação de estender, na extensão, é uma teoria que não envolve o diálogo como forma de repassar o conhecimento, o agrônomo simplesmente impõe o que deve ser feito, não havendo comunicação expressiva, como a troca de saber. A invasão cultural ocorre desta forma, o autoritarismo da técnica não forma a educação, pois a apreensão do praticado se torna difícil, sendo então o camponês obrigado

Relacionados