Extens O 10 Horas Preconceito E Discrimna O

3118 palavras 13 páginas
Elaboração de pesquisa temática sobre Psicologia Social: Preconceito e Discriminação, fazendo uso dos conhecimentos obtidos na disciplina Psicologia Jurídica. Mínimo 10 laudas.

Primeiramente, cumpre fazer uma breve distinção, ainda de uma forma bem sucinta, entre os conceitos que serão abordados nas páginas que se seguem, são conceitos que existe entre nós desde os primórdios da sociedade, sendo difícil identificar e aqui não seria o tema em questão, o seu surgimento, ou seja, como o preconceito e a discriminação teve inicio no mundo, causando os mais variados danos que nossa sociedade já percebeu, sendo um aspecto histórico negativo que deflagrou atrocidades, de modo que torna o tema em questão de extrema pertinência.
Em uma breve distinção entre discriminação e preconceito, temos que o preconceito é um sentimento, fruto de condicionamento cultural ou de uma deformação mental, mas sempre incorrigível. Ele aloja-se na psique do homem, alterando sua visão de mundo, isto é, o faz ter um olhar diferente sobre determinada pessoa ou grupo de pessoas, causando uma espécie de segregação mental, ou seja, um olhar de forma diminutiva, repulsiva.
Entretanto, não se legisla sobre sentimentos, não se muda um habito de pensamento ou uma convicção herdada. Em outras palavras, o Direito que é incumbido de disciplinar as relações do homem em sociedade, de modo a evitar que uma conduta seja danosa para a sociedade como um todo, se vê ineficaz em disciplinar sentimentos, por motivos óbvios, não há como se entrar na mente de determinada pessoa e exigir uma espécie de sentimento.
Já a discriminação racial é o preconceito determinando atitudes, políticas, oportunidades e direitos, o convívio social e o econômico.

Não se pode coagir ninguém a gostar de quem não gosta, mas qualquer sociedade democrática, para desmentir o nome, deve combater a discriminação por todos os meios – inclusive a coação. Assim, obviamente não há como se exigir que “fulano” goste de “ciclano” ou que

Relacionados