extensão rural

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Departamento de Extensão Rural
IH 447 – Extensão Rural
Discentes: Fabrizia Moura
Diagnóstico e discussão Visita Técnica de Campo na comunidade do Brejal – Petropólis, RJ.

INTRODUÇÃO

A Visita Técnica de Campo (VTC) constituiu em uma atividade importante na estudante da disciplina de extensão rural,pois, têm como objetivo aproximar o campo teórico de ensino à prática dos (as) agricultores (as) familiares, possibilitando uma maior compreensão sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento rural. A visita ocorreu na fazenda Pedras Altas que está dentro da comunidade do Brejal, distrito da Posse em Petrópolis, RJ.
O Brejal é uma localidade rural do distrito da Posse, 5º distrito da cidade dePetrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Está situada a mais de 1000 metros de altitude, a 100 km do Rio de Janeiro, a 50 minutos do Centro Histórico e a 25 minutos de Itaipava, no extremo-norte da Serra dos Órgãos. O Brejal possui várias microrregiões onde diversas famílias compõe um grupo de agricultores familiares que se organizaram em torno da produção agroecológica.
Na agricultura orgânica nãoé permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas; por utilizar sistema de manejo mínimo dosolo assegura a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo para promover e restaurar a rica biodiversidade local; por esse conjunto de fatores a agricultura orgânica viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar e amplia a capacidade dos ecossistemas locais em prestar serviços ambientais a toda a comunidade do entorno, contribuindo para reduzir oaquecimento global.
Na busca de agroecossistemas sustentáveis, a agroecologia adota como princípios básicos a menor dependência possível de insumos externos e a conservação dos recursos naturais. Para isto os sistemas agroecológicos procuram maximizar a reciclagem de energia e nutrientes, como forma de minimizar a perda destes recursos durante os processos produtivos. (ASSIS e ROMERO, 2003).DESENVOLVIMENTO

A área é a pioneira no cultivo de orgânico do estado e uma das primeiras do país. O trabalho com a agricultura orgânica da região deu-se inicio em 1979 e desde então os produtores vem lutando para se manter com as oscilações no mercado dos produtos orgânicos. A fazenda Pedra Alta é habitada atualmente por seis famílias que moram na terra e produzem segundo critérios agroecológicos. Osmembros das famílias, mulheres e crianças ajudam e tem existe associação entre as famílias principalmente durante a colheita. Se uma família consegue colher toda sua produção no tempo necessário, essa ajuda outra que não tenha conseguido de maneira, da mesma forma acontece para atender uma demanda, de maneira que não a necessidade de contratação externa. A geração de renda vem basicamente daatividade agrícola praticada dentro da propriedade. Essas famílias reproduzem materialmente a sua existência através do trabalho com a terra.
Um dos diferenciais da fazenda Pedras Altas é a valorização dos seus agricultores e seus conhecimentos adquiridos e há uma intensa troca de conhecimentos e técnicas de cultivo. Eles não se utilizam de manual ou pacotes técnico. Atualmente toda a parte técnica daprodução orgânica está resolvida, os produtores dominam as técnicas da agricultura orgânica e seu trabalho é referência em produtividade e seriedade.
A principal linha orgânica adotada pela fazenda é a primitiva, onde o principal objetivo é recuperar a saúde do solo, pois o solo sadio proporcionará uma planta sadia que será capaz de se defender de pragas.
Nota-se uma independência dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extensão rural
  • Extensão rural
  • Extensão rural
  • Extensao rural
  • extensão rural
  • Extensão Rural
  • Extensão rural
  • Extensão rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!