Exraçao e purificaçao de cafeina

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

|
























Resumo
Este trabalho tem como objetivos, extrair a cafeína do chá, utilizando a extração sólido-líquido ou líquido-líquido como técnica de isolamento.
Posteriormente utiliza-mos a cristalização como técnica de purificação, determinando assim o grau de pureza da cafeína por análise do ponto de fusão, que começou por ser medido no inícioda fusão aos 210oC e ficou totalmente fundido aos 225oC.
Comparámos os nossos resultados com o valor do ponto de fusão previsto na literatura (p.fcafeína=236oC), concluído que a cafeina isolada não estava totalmente pura.



















Introdução teórica
Para extrair a cafeína (C8H10N4O2) das folhas do chá utilizamos um solvente com grande afinidade com composto emcausa, neste caso, uma solução de diclorometano e NaOH. Para separar o produto da mistura usámos uma extração liquido-sólido, a decantação.
Este produto é composto por duas fases: uma aquosa (NaOH e H2O) e uma orgânica (diclorometano e cafeína). A fase orgânica fica na base da ampola de decantação pois o diclorometano é dos poucos solventes mais densos que a água.
Esta mistura é uma emulsão(mistura heterogénea de líquidos imiscíveis na qual existem gotículas de um composto no outro). Assim para garantir a boa divisão de fases deve-se agitar a mistura.
Para extrair a fase que contém a cafeína (fase orgânica) usamos uma extração liquido-liquido, nova decantação.
Para garantir a pureza da cafeína e o rendimento da experiência é necessário secar a solução, para tal utilizamos sulfato desódio anidro, que é um agente hidroscópico que vai absorver os restos da água existem na solução.
Para isolar a cafeína do diclorometano, evaporámos o diclorometano no evaporador rotativo.
Antes de procedemos à cristalização, dissolvemos um resíduo de cafeina que ficou no balão em tolueno quente, pois a cafeina dissolve-se melhor a quente do que a frio. Para ajudar à precipitação dos cristais dacafeina adicionámos éter de petróleo à solução. Este solvente é miscível com o tolueno e um mau solvente para a cafeina, estas características ajudam a que a cafeina precipite, sendo o éter de petróleo o indicado para o efeito.
Os cristais precipitados foram secos na estufa. Este procedimento é importante pois vai extrair a água presente, isto garante um maior rendimento do processo e uma maiorpureza do composto.






Parte experimental
Iniciamos o procedimento pela extração da cafeína das folhas de chá. Para isto colocámos, num copo de 250 mL, 10 g de chá, 75 mL de diclorometano e 25 mL de uma solução de NaOH 0,2 mol.dm.
Agitámos lentamente a mistura com uma vareta durante cerca de 10 minutos.
Decantámos a mistura do copo para uma ampola de decantação de 500 mL (verificandoo seu funcionamento previamente), fazendo-a passar por um funil de vidro com um pequeno pedaço de algodão.
As folhas de chá que ficaram no copo lavámo-las com 20 mL de diclorometano e água destilada até ficarem bem lavadas, isto só foi possível pois trata-se de uma solução aquosa, de seguida vertemos a mistura do copo para a ampola de decantação.
Pesámos num vidro de relógio 10g de sulfato desódio anidro e depois transferimo-lo para um copo de 250 mL, bem seco, onde posteriormente recolhemos a fase orgânica.
À solução aquosa existente no funil de decantação adicionamos 20 mL de diclorometano e agitamos lentamente, aliviando a pressão que se forma dentro da ampola abrindo frequentemente a torneira. Recolhemos novamente a fase orgânica para o copo que continha o sulfato de sódio anidro.Decantámos a solução orgânica para um balão de fundo redondo de 250 mL, seco e previamente pesado (m=95,27±0,001 g), ficando retido no funil o sulfato de sódio anidro.
Para lavar o Na2SO4 que ficou no copo, vertemos um pouco de diclorometano e decantamos de novo.
Para evaporarmos o solvente (diclorometano) usámos o evaporador rotativo.
Após deixarmos arrefecer o balão de fundo redondo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolamento, purificação e extração da cafeína
  • Isolamento, Purificação e Caracterização da Cafeína
  • extração e purificação da cafeína do chá preto
  • Cafeína
  • CAFEINA
  • cafeina
  • Purificação
  • Cafeina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!