expto 4

2863 palavras 12 páginas
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano/Bloco 2 - sala 204
________________________________________________________________________________________________________

EXPERIMENTO 4: CROMATOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
A cromatografia, provavelmente, é a mais importante técnica utilizada para separar os componentes de uma mistura. Ela envolve a distribuição dos diferentes compostos ou íons na mistura entre duas fases, uma das quais é estacionária, e a outra, em movimento. A cromatografia funciona, em grande parte, com base no mesmo princípio que a extração com solvente. Na extração, os componentes de uma mistura são distribuídos entre dois solventes, de acordo com as suas solubilidades relativas nos dois solventes. O processo de separação na cromatografia depende das diferenças na força com que os componentes da mistura são adsorvidos na fase estacionária e quanto eles são solúveis na fase móvel.
Essas diferenças dependem principalmente das polaridades relativas dos componentes na mistura. Existem muitos tipos de técnicas cromatográficas, que variam de acordo com a natureza das duas fases envolvidas: cromatografia sólido-líquido (em colunas, em camada delgada e em papel), líquido-líquido (líquido de alto desempenho) e gás-líquido (na fase de vapor).
Neste experimento será estudada a técnica de cromatografia em camada delgada que será ilustrada pelas cromatografias em papel e em giz.
Princípios da cromatografia em camada delgada.
A cromatografia em cada delgada (TLC, do inglês thin layer cromotography) é uma técnica muito importante para a separação rápida e a análise qualitativa de pequenas quantidades de material. Ela é perfeitamente adequada para a análise de mistura e produtos de reação, em experimentos em macro e microescala. Assim, como a cromatografia em colunas, a TLC é uma técnica de partição sólido-líquido.
Contudo, a fase móvel líquida não percola para baixo no

Relacionados

  • Expto
    370 palavras | 2 páginas
  • Politicas publica
    3926 palavras | 16 páginas