Expto 1 Normas De Seguran A

1840 palavras 8 páginas
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano/ Bloco 2 - sala 204
________________________________________________________________________________________________________

EXPERIMENTO 1: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO: INFORMAÇÃO E
AÇÃO PREVENTIVA
1. INTRODUÇÃO
A química orgânica é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apóia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem e aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental. Neste curso, uma importante finalidade dos experimentos que são executados pelos alunos durante o período de trabalho no laboratório, será adquirir conhecimento sobre alguns métodos e técnicas experimentais de química orgânica.

2. MEDIDAS DE SEGURANÇA
Proteção pessoal
Inicialmente, será abordado o tema analisando os equipamentos de proteção individual. Cabe ressaltar que, neste quesito, deve-se incluir desde equipamentos desenhados para esse fim, como também objetos pessoais: tipo de sapato, vestimenta e prendedor de cabelo.
Ao entrar num laboratório de química, mesmo que a pessoa não venha a utilizá-lo para trabalhos práticos naquele momento, é imprescindível o uso de óculos de segurança. Existem vários modelos no mercado, sendo o mais indicado o que garanta a maior proteção possível aos olhos e região adjacente, e seja feito de um material mecanicamente resistente como policarbonato. O emprego de cordame acoplado aos óculos também é recomendado para mantê-lo sempre próximo e pronto para uso. O uso de lentes de contato deve ser evitado. O que parece um exagero pode salvá-lo de um acidente totalmente inesperado.
O aluno ou professor deve estar sempre de guarda-pó ou jaleco de brim até próximo ao joelho.
Essas vestimentas não podem ser

Relacionados