Expressão Oral e Esrita- EUTANSIA

585 palavras 3 páginas
Eutanásia: Podemos decidir a hora de morrer?
Uma das questões submetidas à discussão é a eutanásia, pois engloba o direito à vida. Eutanásia é a prática usada por médicos para causar ou acelerar a morte de alguém com o propósito de pôr fim ao sofrimento da vítima, que sofre por algum problema ou doença terminal. É usada para acabar com a agonia prolongada e assim causar menos dor possível no paciente e nas pessoas ao seu redor... Ela pode ocorrer por vários motivos, como por exemplo o tratamento da doença implica em uma grande despesa (eutanásia econômica), o doente representa uma ameaça para a sociedade (eutanásia eugênica) ou vontade do doente.
É uma das questões submetidas à discussão e que existem pessoas a favor e contra. As que são a favor defende a ideia que seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento da mesma a partir da pessoa não estar em condições de falar, sentir, movimentasse ou até respirar sem a ajuda dos aparelhos, a qual não consegue ter uma convivência social, não tem relacionamento com as pessoas. Assim uma pessoa que está nessas condições a eutanásia é uma saída para os que estão diante desse sofrimento.
Existem também os que são contra a pratica da eutanásia. Religiosos defendem a ideia que somente Deus tem o poder de tirar a vida de alguém “A Igreja, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida.” (Pinto, Susana; Silva, Florido,2004, p.37). Já os médicos consideram a vida algo sagrado, assim que acontece o juramento de Hipócrates, a eutanásia é considerada homicídio em grande parte do mundo e sem contar que o médico não pode ser o juiz da vida ou morte de alguém. Ao invés do médico tirar a vida de uma pessoa, cabe ao mesmo fornece todo e qualquer meio necessário para a sua subsistência.
No Brasil a Constituição Federal, em seu art. 5º é exposto que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, sendo garantido o direito à

Relacionados