Expressionismo1

725 palavras 3 páginas
Expressionismo, o movimento dos sentimentos e emoções.
(conceito resumido) O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade. Um movimento que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento.

"A Menina Doente" (1885-1886) "A Menina Doente", representa os últimos dias da irmã do pintor, que acabaria por falecer devido à um quadro de tuberculose. Nesta pintura, há um predomínio de tons sóbrios e escuros, como as paredes e as vestimentas cinzentas das personagens, entretanto o fundo sobre o qual a menina repousa (o travesseiro) é luminoso. Tal luminosidade reflete o semblante da menina, que não parece enraivecida com sua condição, muito pelo contrário, parece compreender a transitoriedade da vida.
(características resumido) O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa. A força psicológica está representada através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva, além de questões como a pobreza e a solidão. O expressionismo foi um veículo para expressar toda essa amargura e tristeza que dominava o círculo artístico e intelectual da Alemanha na guerra.

Erich Heckel (1883-1944) - Obra: “Moinho de vento, Dangast” (1909)
Essa obra mostra as cores vivas utilizadas pelo artista, aplicadas com liberdade sobre a tela e rodeando o moinho de vento situado no alto de uma colina. O amarelo, o vermelho, o verde e o azul foram colocados vigorosamente e vibram na tela, dando um ar lírico ao trabalho.

(principais nomes) Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh,

Relacionados

  • expressionismo
    615 palavras | 3 páginas
  • Roteiro_De_Estudos_Para_A_Feitura_Do_Trabalho_Final
    2024 palavras | 9 páginas