Expressao corporal na educaçao fisica infantil

Páginas: 23 (5686 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
A EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Susi Manoela de Fátima Zorzo1 Yara Aparecida Couto (O)2

1 – INTRODUÇÃO
Se observarmos uma criança podemos ver que é puro movimento, é o próprio ritmo com sons, cores e fantasias. Estas fantasias presentes em seu pensamento, contribui para sua autoconstrução como forma de elaborar o que percebe do meio que a circunda. Segundo Koren e Nista-Piccolo(2001:141), a criança na idade pré-escolar está no estágio elementar de execução dos movimentos fundamentais, por meio de atividades naturais bem diversificadas poderá ocorrer a descoberta de novas formas de utilização das habilidades motoras, nesta fase as situações imaginárias estão muito presentes o que contribui para a execução as atividades de uma forma mais lúdica e criativa. Quanto maisexperiências as crianças tiverem maior será seu acervo motor, o que será muito importante para o seu desenvolvimento tanto no aspecto psicomotor como no aspecto sócio-afetivo. Para FREIRE (1997:83), a educação corporal, é um dos objetivos da Educação Física. A criança pode apresentar movimentos cada vez mais coordenados, e isso se consegue tanto pelas necessidades impostas pelo meio como por uma educaçãosistemática, com orientação do professor. Esta seria a “educação do movimento” também se conhece a “educação pelo movimento” onde todos os movimentos produzidos num certo nível podem e devem servir de base para outros mais elaborados. A pré-escola continua representando uma fase de mudança para a criança, nesse período ela troca a segurança do lar e passa a conviver em um novo ambiente, repleto dedesafios e novidades. Contudo, é extremamente importante que esta mudança seja cercada de cuidados e atenção (BRASIL, 1998).
1

Professora da Rede Municipal de Ensino de Conchal/SP e aluna da I Turma do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (lato sensu) do DEFMH/UFSCar. 2 Professora Assistente do DEFMH/UFSCar e do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.

Oportunizaras crianças a experimentar, criar e recriar, significar e mostrar, através de vivências com o corpo constitui realmente o processo de aprendizagem, as crianças apresentam alegria e cumplicidade na execução das tarefas proporcionando assim o despertar de sua criatividade. O trabalho com a arte e o corpo, oferece elementos para a construção do indivíduo enquanto ser pensante, ser afetivo e sersocial; capaz de reconhecer-se na coletividade bem como traz para a criança a possibilidade de pensar e articular estruturas de pensamentos, de conhecer a si próprio, de ter consciência de si e de seu corpo para que possa ter consciência do que é exterior a ela. O conhecimento sociocultural da arte dá a criança o direito ao fazer artístico e utilizam corpo e mente não como partes, mas como totalidade.Através das brincadeiras as crianças descobrem este mundo da criação de utilizar a arte com os movimentos corporais; as brincadeiras cantadas e as atividades que envolvam linguagens de expressão, são exemplos de atividades que utilizam os movimentos corporais com a arte. Ao realizar brincadeiras que utilizam cantigas, sendo geralmente em roda, as crianças revivem uma tradição importante dacultura popular brasileira. Já as atividades com linguagem de expressão (observar figuras, representar uma história) contribui para o resgate das histórias infantis e melhora no potencial criativo e de interpretação. As cantigas de roda e as histórias infantis encantam e sensibilizam, estimulando o convívio social e criando uma rica oportunidade de desenvolvimento cultural, social e artístico. O eixo aser trabalhado será a Expressão Corporal, porém, para que o desenvolvimento ocorra é preciso bem mais do que apenas permitir que a criança expresse, é fundamental que toda atividade seja mediada por um adulto ou por crianças mais experientes. A mediação nesta perspectiva refere-se a interferência de pessoas, com um maior repertório de vivências, na realização de tarefas propostas as crianças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação infantil
  • Expressão corporal na educação infantil
  • EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • musicalização e expressão corporal na educação infantil
  • A EDUCAÇÃO FISICA EM JOGO PRATICAS CORPORAIS, EXPRESSÃO E ARTE
  • Expressão corporal infantil
  • Lingyagm corporal na educação infantil
  • ESQUEMA CORPORAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!