Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
GESILDA ALVES DOS SANTOS













Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade











Caruaru
2013



GESILDA ALVES DOS SANTOS












Expressões da “Questão Social” no passado e na atualidade







Trabalho apresentado ao Curso seviço social da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina de antropologia.

Prof. Giane Albiazzetti









Caruaru
2013
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
04
DESENVOLVIMENTO
05
CONSIDERAÇÕES FINAIS
08
REFERÊNCIAS BILBLIOGRAFICAS
09






















INTRODUÇÃO

Tendo em vista que a questão social está carregada de influências históricas, políticas e culturais, e que se configura poruma questão estruturante de relações sociais desiguais que se caracteriza pelo sistema capitalista, o presente trabalho tem como objetivo elucidar os impactos trazidos pelas mundas das expressões da questão social do passado e dos dias atuais.



















DESENVOLVIMENTO

A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenómeno de pobrezacrescente entre os membros da classe operária. Devido a industrialização e a urbanização, gerando para classe trabalhadora condições de vida precárias, como também conscientizou essa mesma classe a lutas a favor dos seus direito.
O Brasil em 1930 passa nesse período por um declínio na sua produção de riqueza agrária e agrícola, iniciando o desenvolvimento industrial. Nesse processo de transição, aspessoas residentes nas regiões agrícolas e rurais migram para os centros industriais em desenvolvimento. Onde os trabalhadores são cada vez mais explorados e se evidencia um crescente acúmulo do capital por parte dos detentores dos meios de produção, o que propicia uma organização por parte do proletariado, em busca de melhorias nas condições de trabalho e vida. Para a burguesia e para osdetentores do meio de produção, isso configurou uma ofensiva ameaça aos valores morais e éticos da sociedade.
Não podemos dizer que a questão social é algo natural, ao contrário, trata-se de uma construção sócio histórica que se manifesta de diferentes modos diferentes locais e períodos. Visto que problemas em sociedade sempre existiram, mas a questão social surge quando há uma reflexão, umaproblematização, um confronto político de interesses antagônicos originadas no conflito capital-trabalho.
A questão social é única, porém se manifesta em inúmeras expressões: o desemprego, o analfabetismo, a falta alimentação, moradia, saúde, etc,
Desse modo, diante das mutações ocorridas no sistema capitalista atual, haveria o surgimento de uma “nova” questão social. Nova por romper com o períodocapitalista industrial e por “metamorfosear”, parafraseando (Castell, 1998), a velha questão social que surgiu para dar conta do fenômeno do pauperismo mais evidente na historia da Europa Ocidental, que experimentava os impactos da primeira industrialização no século XIX (Netto, 2001).
O autor entende que a questão social emerge no século XIX, mas que hoje temos uma nova versão da questão social(PASTORINI, 2010).
Desde a década de 1990 e até os dias atuais a sociedade brasileira vive e sofre processos de transformações econômicas e no mundo do trabalho, políticas, sociais, culturais e simbólicas em ritmo acelerado.
As manifestações da questão social, em cada momento histórico, assumem determinados contornos, mas se renovam, se ampliam e se tornam maise mais complexas, com novas contradições que remetem, em última instância, a problemáticas particulares e desafiantes para o seu enfrentamento pela via exclusiva do acesso a benefícios vinculados à inserção produtiva no mercado de trabalho.
Nos dias atuais a Questão Social muito mais complexa do que no inico do século XIX. Segundo (Pereira, 2001) afirma que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social: no passado e na atualidade
  • QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES NA ATUALIDADE
  • REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO, EXTRALPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
  • AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
  • AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
  • REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
  • REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE
  • Questao social e suas expressoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!