Expressão corporal na educação infantil

Páginas: 14 (3492 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1.0 Resumo

Um dos grandes problemas encontrados hoje pelos profissionais que atuam na educação infantil é como lidar com a diversidade desse mundo. As crianças estão chegando com inquietações, problemas de ordem emocional, afetivo e uma capacidade intensa de busca e vontade de explorar tudo o que está a sua volta. Essas crianças trazem consigo uma historia muitas vezes marcadapor grandes desafetos que interferem no seu comportamento, nas relações interpessoais e na construção da aprendizagem.
A expressão corporal não se limita somente a repetições estereotipadas, mas sim, permite a expressão de individualidades, é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento do ser humano, pois ele tem que se dispor por inteiro na atividade, e vai se descobrindo e setornando mais conscientes do seu corpo e de suas capacidades. A criança consegue organizar o mundo a sua volta quando vivem experiências sensórias motoras, ou seja, interage com os órgãos do seu corpo e o mundo que a cerca, só então ela se localiza, assimila, identifica e formula conhecimento.
O movimento é o meio de expressão fundamental das crianças na Educação Infantil. Sabemosque as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas; ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. A estimulação daspotencialidades criativas e expressivas do ser por meio do seu corpo, o indivíduo adquire uma percepção das suas possibilidades de movimentos e libera através da sua linguagem corporal toda sua “bagagem” emocional, e então se inicia um processo de autoconhecimento. Cada corpo tem sua história de vida, não existe um tipo certo ou errado, existe um corpo e suas vivências e experiências. Através da expressãocorporal desenvolvemos a consciência corporal, ampliamos o vocabulário da linguagem do movimento estimulou á pesquisa dos sentidos e da coordenação motora, abrangemos o estudo de formas, planos e dimensões, estudamos os fatores de peso, tempo, espaço e fluxo aprofundaram a noção de esquema corporal, integramos a relação entre som e movimentos estimularam a consciência de si e do grupo.2.0 Introdução


A preocupação com a educação infantil no Brasil é recente. Foi à constituição de 1988 a primeira a inserir, em seu capítulo relativo à educação, as creches e pré-escolas. Desde então, o atendimento educacional às crianças entre zero e seis anos tornou-se, do ponto de vista legal, um dever do estado e um direito da criança. Com a intenção de por emprática as leis constitucionais, a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em dezembro de 1996, afirma na composição dos níveis escolares que a primeira etapa da educação básica, a educação infantil, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança no que diz respeito aos seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social.
A partir dessas diretrizes, o Ministério daEducação passa a incluir a educação infantil no sistema educacional público brasileiro criando o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Tal referencial surge como um novo paradigma na educação das crianças e amplia o significado do corpo, mostrando a importância da variação tônica, da motricidade e da expressividade presente no movimento das crianças na educação infantil.Trazendo o movimento humano como algo mais do que um ato motor, mas sim como uma das formas que a criança possui para expressar sentimentos, emoções e pensamentos, uma linguagem que possibilita agir e atuar sobre o meio físico, mobilizando o outro por meio de seu teor expressivo.
Por outro lado, a educação pelo movimento trata do desenvolvimento humano no que se refere ao corpo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • musicalização e expressão corporal na educação infantil
  • Expressao corporal na educaçao fisica infantil
  • Expressão corporal infantil
  • Lingyagm corporal na educação infantil
  • ESQUEMA CORPORAL
  • A educação infantil enquanto expressão
  • Explorando a linguagem corporal na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!