Expozição de ideias de aristóteles

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Exposição de ideias


Aristóteles via seu próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto.A tradição representa um elemento vital para a compreensão da filosofia aristotélica. Sua filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores. Trilhou novos caminhos para fundamentar suas críticas,revisões e novas proposições.

Aristóteles discorda de uma parte fundamental de sua filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Aristóteles defende aexistência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.

Para Aristóteles sua lógica erra um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas verdades colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo parte do universal para oparticular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também o será.


O pensamento aristotélica de Física parte do andamento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato epotência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento.
Para Aristóteles, os objetos caíam para se localizarem corretamente de acordo com sua natureza: o éter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois a água e, por último, a terra.
A Psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). Aalma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo; sua atividade vai além dele.

O organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. Ela faz com que vegetem, cresçam e sereproduzam os animais e plantas e também faz com que os animais sintam.
No homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, que é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica.
Ele acreditava que a mulher era um ser incompleto, um meio homem. Seria passiva, ao passo que o homem seriaativo.

A biologia é a ciência da vida e situa-se no âmbito da física (como a própria psicologia), pois está centrada na relação entre ato e potência. Aristóteles foi o verdadeiro fundador da zoologia - levando-se em conta o sentido etimológico da palavra. A ele se deve a primeira divisão do reino animal.

Aristóteles é o pai da teoria da abiogênese, que durou até séculosmais recentes, segundo a qual um ser nascia de um germe da vida, sem que um outro ser precisasse gerá-lo (exceto os humanos): um exemplo é o das aves que vivem à beira das lagoas, cujo germe da vida estaria nas plantas próximas.

O termo "Metafísica" não é aristotélico; o que hoje chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de filosofia primeira. Esta é a ciência que se ocupacom realidades que estão além das realidades físicas que possuem fácil e imediata apreensão sensorial.

O conceito de metafísica em Aristóteles é extremamente complexo e não há uma definição única. O filósofo deu quatro definições para metafísica:

1. a ciência que indaga causas e princípios;
2. a ciência que indaga o ser enquanto ser;
3. a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ideias de aristoteles
  • Principais ideias de Platão e Aristóteles
  • A idéia de filosofia em aristóteles
  • Ideias Politicas
  • Evolucao da Ideia de Justica em Aristoteles
  • A IDÉIA DE JUSTIÇA EM SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
  • Platão e aristóteles: filosofia e idéia de vida
  • ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles sobre o psiquismo humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!