EXPORTAÇÃO DE SOJA

12465 palavras 50 páginas
1. INTRODUÇÃO

O processo de globalização decorre de um aceleramento econômico que atinge vários países fazendo com que os mesmos conquistem novos mercados aumentando as riquezas das organizações e conseqüentemente de seus países.

A soja conforme historiadores, teve origem no continente asiático na região da antiga Manchúria, Atual China. Há referencias em “ matéria Médica” datadas de quase 3.000 anos A.C. como sendo um dos “cinco grãos sagrados”. Desta região de origem, por seu alto valor alimentício, expandiu-se lentamente para outras partes do planeta. No final do século XV(inicio do século XVI) chegou ao Ocidente. Na América foi citada pela primeira vez em 1804 nos EUA, como planta produtora de grãos e forrageira.

Aportou-se no Brasil em 1882, através da Bahia por Gustavo D’utra, sem alcançar êxito. Em 1892 chegou a Campinas – Sp por Daffert. Em 1914 introduziu-se no Rio Grande do Sul, onde foi cultivada por E.Craig, e teve incremento e importância até os dias atuais. Em 1923 Enrique Lobbe trouxe cerca de 53 variedades norte americanas. No Paraná seu cultivo iniciou-se em 1954 constituindo-se atualmente num dos maiores estados produtores.

[...] em 1954 entraram no Paraná proveniente de São Paulo, aproximadamente 2.000 sacas de sementes utilizadas principalmente na adubação verde de cafezais. Pelo que se sabe esse foi o primeiro plantio de soja, em grande escala, no país [...] (Silva, 1977, p. 10)
Nas décadas de 70 e 80 – com a conquista tecnológica dos cerrados – a soja expandiu-se consideravelmente, ocupando a maior parte da região central do Brasil.

Inúmeras são as vantagens que essa cultura acarreta para nosso pais. Devido nossa extensão territorial continental, topografia e clima favoráveis, tornou-se a cultura mor ocupando cerca de 12 milhões de hectares. O complexo soja, além da geração de empregos, gira anualmente cerca de 3,5 a 4,0 bilhões de dólares, constituindo-se no setor exportador nacional por excelência.

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas