EXPORTAÇÃO DE MACRONUTRIENTES NUTRIENTES EM FRUTOS DO MAMOEIRO BAIXINHO DA SANTA AMÁLIA TRATADO COM BIOFERTILIZANTES BOVINO.

1398 palavras 6 páginas
EXPORTAÇÃO DE MACRONUTRIENTES NUTRIENTES EM FRUTOS DO
MAMOEIRO BAIXINHO DA SANTA AMÁLIA TRATADO COM BIOFERILIZANTES
BOVINO.
Diva Lima de Araújo1; Evandro Franklin de Mesquita2; Lourival Ferreira Cavalcante3; Clebia
Pereira de França1;José Carlos Menezes Júnior4; Thedy Cruz Suassuna5; Danila Lima de Araújo5
Cruz Ramon Marenco Centeno1; Raimundo Andrade6
1

Mestrandos em Engenharia Agrícola pela COPEAG-UFCG,dyva-araujo@hotmail.com; 2Eng. Agro. M.

Sc. em Manejo de Solo e Água, Doutorando em Irrigação e Drenagem pela UFCG; 3Prof. D. Sc. do
Departamento de solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB – Areia; 4Eng. Agro. M. Sc. em Zootecnia pelo CTRN UFCG; 5Alunos de graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias- UEPB; 6Prof.
Dr da Escola Agrotécnica de Catolé do Rocha – UEPB

INTRODUÇÃO
A exigência nutricional de uma cultura é obtida por quantidades extraídas e exportadas pelas colheitas junto com a marcha de absorção dos nutrientes durante o ciclo da planta. O fornecimento de nutrientes pelo solo pode ser avaliada pela análise química e calibrado com ensaios de adubação, sintomas visuais de deficiência, diagnose foliar e respostas à adubação, nas pesquisas de campo (Manica, 2006).
A cultivar Baixinho de Santa Amália, que é uma mutante natural da cultivar Sunrise
Solo possui porte baixo, comprimento da folha pequena, inicio do florescimento aos 73 dias, altura média de florescimento 54 cm e, por isso, desperta grande interesse no mercado interno.
O biofertilizante é obtido da fermentação de esterco de curral fresco misturado com água em processo anaeróbico (biodigestor), sendo capaz de reduzir os gastos de uma propriedade agrícola com insumos e defensivos
O trabalho teve como objetivo estudar a exportação de macronutrientes na cultivar baixinho de Santa Amália, submetido à substituição parcial dos fertilizantes e defensivos sintéticos por biofertilizantes preparados com esterco bovino aplicados ao solo na forma líquida.

MATERIAL E

Relacionados