EXPORTAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL

4537 palavras 19 páginas
1. Introdução
A exportação no Brasil pode-se dizer que teve início com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Este fato foi determinante para a abertura dos portos. Com isso, o Brasil pôde conquistar sua autonomia econômica. No início do comércio exterior no Brasil, os principais produtos exportados eramaçúcar, café, algodão, fumo e cacau.
Desde o final dos anos 1990, poucos paísescresceramtanto no comércio internacional do agronegócio quanto o Brasil. Atualmente é um dos líderes mundiais na produção e na exportação de vários produtos agrícolas. Isso ocorreu devido ao investimento em pesquisas para o melhoramento da produção agrícola no Brasil, além das boas condições de recursos naturais que o nosso país oferece. O Brasil vem produzindo muito, ao passo que, no início de 2010, um em quatro produtos do agronegócio em circulação no mundo era brasileiro. Os principais produtos exportados são: álcool, soja, milho, suco de laranja, açúcar, frutas e etc. Todas as regiões do Brasil têm sua parcela significativa na produção e na exportação dos produtos agrícolas.
Muitos países têm como principal destino de demanda de produtos agrícolas o Brasil, que aproveita a oportunidade e a cada dia mais vem ganhando espaço no mercado internacional. A projeção do Ministério da Agricultura é que, até 2030, um terço dos produtos comercializados seja do Brasil, em função da crescente demanda dos países. Hoje o Brasil é oterceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo.
Na economia, o agronegócio brasileiro apresenta um desempenho muito bom e as atividades agrícolas contribuem de forma relevante, apresentando novos recordes de produção e de exportação, ao mesmo tempo em que se observa declínio nos preços agrícolas em favor do controle da inflação. Não se opõe aos recentes aumentos nos índices de preço da economia, o controle da inflação, pré-condição para o crescimento sustentável, constitui compromisso do governo brasileiro e será mantido. As exportações

Relacionados

  • educaçao nutricional em serviços de saude
    7484 palavras | 30 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Carnoy Martin
    122297 palavras | 490 páginas