Exportar ou não?

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
|
EXPORTAR OU NÃO |
DESAFIO GLOBAL |
|
José Carlos de Morais |
12/11/2011 |

Trabalho referente ao desafio que as Empresas de todo o mundo enfrenta diante da globalização. |

Situação Empresarial
Minha Empresa a JCM comercial Ltda, estava passando por um momento difícil financeiramente. As vendas não iam boas e o faturamento mau dava para as despesas estruturais.
Nosso produto écalçados em geral e juntamente com meus dois sócios resolvemos que a saída para o desenvolvimento e crescimento seria buscar espaço no comércio exterior.
1. Inicialmente, solicitamos nosso cadastramento no Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT). Para isso, encaminhamos, pessoalmente,cópia do cartão CGC ao seguinte endereço :
MICT/SECEX
Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX)
Gerência de Sistemas (GESIS)
Praça Pio X, 54 - 8º andar - sala 801
CEP: 20091-040 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (021) 216-0329 - Fax: (021) 253-5688
2. Contatamos a representação da Secretaria da Receita Federal, na jurisdição de nossa empresa, a fim de obter senha de acesso ao SISTEMAINTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX, para o registro das operações de exportação. Apresentamos os documentos legais de constituição e funcionamento da empresa (tais como : Contrato Social e alterações; procuração para representante legal; Cartão de CGC), e preenchemos formulário padrão fornecido pela Secretaria da Receita Federal.
3. A negociação com o importador, ocorreu paralelamente àsprovidências mencionadas, envolvendo :
troca de correspondência com remessa de amostras de produtos e/ou material promocional (catálogo, fotos, folders, etc.)
remessa de fatura pro forma, onde estavam estabelecidas as condições da negociação.
A modalidade de pagamento, a condição de venda (Incoterm, ex: FOB, FAS, FCA), o prazo para entrega da mercadoria foram alguns dos itens definidos por nós,exportadores.
No que diz respeito à modalidade de pagamento, excetuando-se o pagamento antecipado, que não envolve risco para nós exportadores, a Carta de Crédito Irrevogável e Confirmada por banco de primeira linha foi uma alternativa de grande segurança, já que a operação passou a ter aval bancário. Outro instrumento com que contamos para garantir o pagamento das operações é o Seguro de Créditoàs Exportações, regulamentado pelo Decreto nº 2.049/96.
A condição de venda (Incoterm) determinou as obrigações entre nós exportadores e do importador com relação à operação de embarque e entrega da mercadoria.
A condição de venda Free on Board (FOB), utilizada somente quando o transporte é marítimo, significa que a responsabilidade do exportador é colocar a mercadoria livre a bordo do navio quefará seu transporte até o destino. A maior parte das exportações brasileiras é feita com base nesta condição de venda.
Em se tratando de transporte aéreo, a condição de venda equivalente será a Free Carrier (FCA), ou seja, a obrigação do exportador será entregar a mercadoria ao transportador designado pelo importador.
4. A concretização da operação aconteceu a partir do momento em que o importadoraceitou os termos da negociação apresentados por nós exportadores na fatura pro forma.
5. A produção e preparação da mercadoria para o embarque foi efetuada com base nas especificações determinadas pelo importador.
6. A preparação dos documentos, que foram remetidos ao importador para que este pudesse proceder ao desembaraço da mercadoria, obedeceu às exigências feitas pelo país importador. Estainformação foi obtida com o próprio importador na fase de negociação. Normalmente, os documentos exigidos são a fatura comercial (commercial invoice) e o conhecimento de embarque.
7. Houve necessidade de contratação de câmbio para a troca de moeda estrangeira a ser transferida pelo importador. A celebração do contrato de câmbio para a operação de exportação aconteceu até 180 dias antes da data...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como exportar
  • exportar
  • Por que exportar
  • O que exportar? razões para exportar
  • Como exportar belgica
  • Porque Exportar
  • Por que exportar para argentina
  • como exportar para o uruguai

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!