Exportaçao de madeira

Páginas: 16 (3831 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - GESTÃO
CURSO DE LOGÍSTICA

PROJETO DE ESTÁGIO DO CURSO DE
GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA

A INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA ENTRE AS OPERAÇÕES DA PORTONAVE E ICEPORT

Trabalho desenvolvido para o Estágio do Curso de Logística do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Itajaí.

Prof. Orientador:

ITAJAÍ – SC,2010.
EQUIPE TÉCNICA


a) Nome do estagiário
Maicon

b) Área de estágio
Transporte

c) Orientador de campo

d) Orientador de estágio

f) Professor responsável pelo estágio
Prof. Jairo Romeu

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

a) Razão social
Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes

b) Endereço
Rua: Aníbal Gaya, 707 – Centro – Navegantes - SC

c) Setor dedesenvolvimento do estágio
Operações

d) Duração do estágio
240 horas


e) Nome e cargo do orientador de campo

f) Carimbo e visto da empresa

1 INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado e consumista, as nações já não produzem tudo aquilo que necessitam, dessa forma comercializam entre si tudo aquilo que excede sua produção ou que necessitam para suprir suas necessidades.Através desta análise, podemos perceber que o modal aquaviário dentre os demais modais, seja o principal em garantir a movimentação destes produtos entre as nações.
Vivemos um momento onde as empresas buscam cada vez mais redução nos custos logísticos para se tornarem cada vez mais competitivas, a otimização dos processos oferece um melhor controle em relação aos custos que podem sofrer reduçõesconsideráveis e trazer consigo maior estabilidade e segurança.
O estudo da logística vem se aprimorando a cada dia, mas para que ela possa funcionar perfeitamente é necessária a integração em toda cadeia.
Este trabalho tem como base o estudo realizado na empresa Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes e Iceport Armazém Frigorífico de Navegantes, empresas do mesmo grupo que atuam no setorportuário a cerca de três anos.
Como funciona a integração logística entre a Portonave e a Iceport no processo de transferência das cargas?

Objetivos

1.1.1 Objetivo geral
Descrever as operações de transferência de cargas realizadas entre Portonave e Iceport numa abordagem logística de transportes com foco na otimização dos processo e redução nos custos.

1.1.2 Objetivos EspecíficosIdentificar, analisar e descrever os fluxos envolvidos, os equipamentos e as ferramentas logísticas utilizadas pela Portonave e Iceport na movimentação interna de transporte de cargas.
Identificar deficiências neste processo de transferência;
Apresentar sugestões de melhorias nas operações internas de transporte.
1.2 Justificativa

O trabalho é justificado através da busca da melhoriacontinua. Mesmo se tratando de empresas que são referencia no mercado que atuam, é de suma importância o estudo continuo de novas técnicas visando melhorias nos serviços prestados e redução dos custos nas operações realizadas entre a Portonave e Iceport.
O estudo realizado sobre a interação logística destas empresas proporcionara ao acadêmico um amplo conhecimento na área, desta forma o aproximando domercado de trabalho onde poderá até mesmo aplicar as teorias estudas.
Este trabalho representa também uma importância significante para o Curso de Logística, pois, poderá servir como fonte de pesquisa para outros acadêmicos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este capítulo terá a apresentação dos principais conceitos da Logística, suas vantagens competitivas, armazenagem, Supply Chain Management, e aLei dos Portos, sendo que estes tópicos são necessários ao desenvolvimento do tema deste trabalho.
Logística

Logística é o conjunto de atividades relacionadas à cadeia de abastecimento, da aquisição da matéria-prima até o consumidor final, com menor custo possível, buscando a satisfação do cliente. As definições são várias, mas todas têm um ponto em comum que é a importância da sua aplicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de exportação de móveis de madeira brasileiros
  • Diagnóstico organizacional: empresa s.n. da silva comércio de madeiras importação e exportação
  • Exportação
  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • Exportação
  • Exportação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!