Exportação

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Lupa Comercial Exportadora e Serviços Ltda

INTRODUÇÃO

A L Comercial Exportadora Ltda foi criada para assessorar as empresas da cidade e região que não possuem um departamento de comércio exterior na sua formação. Realiza todos os trâmites de importação e exportação de mercadorias, desde o registro da empresa no SISCOMEX, o sistema eletrônico da Receita Federal que detém o controle dasinformações dos processos. Para melhor execução e êxito no trabalho, firma parcerias com bancos e despachantes aduaneiros nas fronteiras, portos e aeroportos.

Dando ênfase às exportações, como qualquer área de atuação, a empresa encontra adversidades, como a variação da moeda, que acaba tornando arriscado ou inviável, um contrato a longo prazo, como também a taxa de juros, que deve serlevado avaliado no ato de um orçamento, além dos custos de emissão de certificado, armazenagem da mercadoria, fretes e honorários dos despachantes aduaneiros.

Situada em Bento Gonçalves, iníciou suas atividades em 1992 na prestação de serviços a empresas que não possuíam conhecimento ou registro para importar e exportar.

O Sr. Paulo Gava, sócio proprietário, trabalhou por muitos anosna Fasolo, onde adquiriu os primeiros conhecimentos na área de importação e exportação e criou uma ampla rede de contatos. Esta mesma rede, que mais tarde o auxiliaria na sua atividade no escritório próprio.

Atuam como intermediadores na importação e exportação das mais diversas empresas, prestam acessoria e parcerias com despachantes aduaneiros em fronteiras, portos e aeroportos.Exportações para os países do Mercosul ( Uruguai, Argentina e Paraguai) e para alguns países da Europa como Espanha e pra qualquer país permitido pelo Cacex.(Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil)

As empresas que necessitam importar precisam do registro no DECEX(Departamento de Operações do Comércio Exterior), quando não conseguem está liberação necessitam de alguém que faça estatransação por eles. Neste ponto a Lupa entra em ação, é feito um orçamento relacionando todos os possíveis custos que envolverão a transação. Acertado o negócio entre a empresa que fabrica o produto a ser exportado emite uma nota fiscal de venda para posterior exportação.

A lupa cobra um percentual sobre todo este trabalho e a venda da mercadoria, o qual não nos foi permitido divulgar.O segundo passo é a emissão da Fatura Proforma ou Proforma Invoice . Ela é emitida em nome da Lupa, porém discriminando exportadora e a fabricante.

O terceiro passo é a Fatura Comercial, é ela que vale fora do país, a nota fiscal que é emitida aqui tem validade até a fronteira. Fora do país o que vale é a Fatura Comercial que na verdade é um contrato que discrimina a negociação, bem a serexportado, dimensões, peso, condições de pagamento. Após a aprovação da Proforma é liberada a produção do produto e então, faz-se a fatura definitiva.

O quarto passo é a emissão do conhecimento de embarque.

O quinto passo é a Paking List, é uma discriminação minuciosa de: embalagens, peso e dimensões dos produtos. Algumas vezes a importadora pode vir a solicitar uma vistoria sejaela na fábrica ou no embarque, por meio da Paking List é possível saber o que vai em cada embalagem.

Sexto passo é a Carta de crédito que é documento que concretiza a negociação da operação junto ao banco, providenciada pelo importador e emitida por um Banco. Por sua vez, o exportador obtém informações da credibilidade do Banco escolhido pelo importador. Caso a escolha não transmita confiançao exportador pode exigir um Borderô (protocolo fornecido pelo Banco negociador de câmbio relacionando todos os documentos a ele entregues) ou um Certificado ou Apólice de Seguro.

O certificado de origem é obrigatório, deve acompanhar a documentação. Ele é emitido por federações como CIC, Federasul, Fiergs.

Dependendo da exigência pode ainda ser solicitado:

- Certificado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • Exportação
  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • EXPORTAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!