EXPORTAÇÃO DE QUEIJOS DE MINAS PARA PAÍSES ÁRABES

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
EXPORTAÇÃO DE QUEIJOS DE MINAS PARA PAÍSES ÁRABES
por Gabriele Beck


Introdução

O presente projeto procura viabilizar a ideia de um negócio, estudando as variáveis do mercado, através de pesquisas teóricas e exploratórias a respeito da produção de queijo minas, o mercado de laticínios, a abertura e receptividade do mercado dos países árabes.
Com o objetivo de traçar planos estratégicospara o desenvolvimento de um negócio de exportação, foram buscadas ideias diferenciadas e práticas, com o objetivo de atender os desejos e necessidades de mercado, para um posicionamento assertivo e real.

Objetivos

Este projeto tem como objetivo reconhecer possíveis necessidades de mercado que possam trazer promissoras oportunidades de negócios, através da análise do macro ambiente, a partirde pesquisas com base em dados secundários e a identificação de dados referente à abrangência do mercado de laticínio nos países árabes.


Justificativas

De acordo com pesquisas, percebe-se que o mercado árabe tem grande procura por produtos lácteos, principalmente na região dos Emirados.
Ismeer Shalaldeh, gerente de produção do grupo Barakat Internacional, importador e distribuidor dealimentos dos Emirados Árabes Unidos, comenta em entrevista a respeito de sua opinião quanto à exportação de produtos lácteos brasileiros.
Os produtos lácteos brasileiros não são muito conhecidos no Oriente Médio. Estamos acostumados à carne e ao frango, mas agora estamos olhando para estes produtos para competir com os laticínios que compramos da Europa nos países árabes. [...] Queremos ver osprodutos de vocês lá. Nós confiamos nos produtos brasileiros. Sabemos que antes de exportar quaisquer produtos, o governo brasileiro tem regras muito estritas para permitir que estes sejam vendidos ao exterior. Estamos seguros que os produtos são muito higiênicos e seguro para o nosso consumo.

O Brasil por sua vez, na década de 80 era o maior exportador de lácteos do mundo, mas a produçãoenfrentava muitos problemas logísticos, de planejamento, e falta de qualidade da matéria-prima. Ao longo dos anos, com a ajuda da indústria, o leite começou a ter seu processo de armazenagem melhorado e por consequência sua qualidade ampliou-se significativamente.
Com a mudança e melhoria continua o Brasil passou a ter produtos melhores qualificados, aumento da produção e produtos com alto potencial demercado.
Contudo, o Brasil ainda tem grandes dificuldades para se relacionar com possíveis importadores, devido à cultura das empresas, muitas vezes familiares e com visão inferior a sua real capacidade.
Neste cenário de demanda por parte da produção brasileira e uma vasta abertura por parte dos países árabes, é vista uma grande oportunidade de mercado.

O negócio

Propõe-se diante desseestudo parcial do macroambiente à criação de uma empresa trading company com o objetivo de conectar produtores de queijos fresco da região mineira aos importadores árabes.
Sendo o foco trabalhar na região dos Emirados Árabes Unidos, principalmente em Dubai e Abu Dhabi.
A empresa estará sediada em Campinas, local estratégico para negociações visto a proximidade de Pouso Alegre, centro logístico e SãoPaulo, amplo centro comercial da capital paulista.

O mercado de queijos da região mineira

A produção de queijos artesanais de Minas Gerais, gira em torno de 26 mil toneladas ao ano. Essa oferta além de atender ao mercado brasileiro, com a assinatura de uma instrução normativa, que altera a legislação anterior de 1950 e reduz o prazo de maturação mínimo de 60 dias, Minas Gerais poderáatender agora ao mercado internacional e abre o procedente para ser explorada a exportação do queijo mineiro artesanal.
O Brasil é hoje o quarto maior produtor de leite no mundial, entretanto não figura entre os maiores exportadores de lácteos, mas “com mais produção e mais divulgação, o país pode, até 2023, figurar como o sétimo principal exportador do planeta, de acordo com previsão de Duarte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Queijo minas
  • Queijo Minas
  • Queijo minas frescal queijo mussarela
  • fabricar queijo minas frescal
  • Exportação: emirados árabes unidos.
  • Queijo Artesanal de Minas
  • Queijo Minas (Padrão)
  • queijo minas artesanal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!