Exportação de café

Páginas: 23 (5679 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Introdução
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo que em alguns países, perde apenas para a água. Esse consumo, no entanto, não é uniforme.
O Brasil é um país de dimensões continentais e tem cerca de 2,2 milhões de hectares plantados com café. O café é cultivado por cerca de 300 mil produtores, em 12 estados (os cinco estados maiores são Minas Gerais, Espírito Santo,São Paulo, Paraná e Bahia). Esses produtores fazem parte, em sua maioria, de associações ou cooperativas distribuídas conforme a região de produção.

O Brasil é o maior produtor de café e a maior fonte mundial de cafés sustentáveis. Com dimensões continentais, o país possui uma variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes que permitem a produção de uma ampla gama de tipos e qualidades decafés.

A cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo em relação a questões sociais e ambientais. A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e todas as pessoas envolvidas na cafeicultura e pune rigorosamente qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras. As leis brasileirasestão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

Os produtores brasileiros preservam florestas e fauna nativa, controlam a erosão e protegem as fontes de água. A busca do equilíbrio ambiental entre flora, fauna e o café é uma constante e assegura a preservação de umas das maiores biodiversidades do mundo.

Atualmente, o café é fonte imprescindível de receita para centenas demunicípios, além de ser o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional. Os expressivos desempenhos da exportação e do consumo interno de café implicam na sustentabilidade econômica do produtor e de sua atividade. O Brasil repassa 90% do preço de exportação do café ao produtor, uma das maiores taxas no mundo.

Ano a ano aumentam os investimentos em certificações, que promovem apreservação ambiental, melhores condições de vida para os trabalhadores, melhor aproveitamento das terras, além de técnicas gerenciais mais eficientes das propriedades, com uso racional de recursos. O volume expressivo de cafés sustentáveis produzidos anualmente e a alta qualidade e diversidade das safras brasileiras fazem do Brasil um fornecedor confiável e capaz de atender às necessidades doscompradores internacionais mais exigentes.

Quantidade produzida no Brasil – área de produção -
As principais características da produção

A cafeicultura brasileira é representada por 300 mil propriedades de tamanhos diversos (2/3 são pequenos empreendimentos), que produzem dentro de normas e dos critérios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Os produtores brasileiros,principalmente os que investem em cafés finos e gourmets, têm vantagem única no mundo: em virtude do clima favorável durante a colheita, podem escolher o sistema de processamento mais adequado às necessidades de seus clientes (mercado interno ou externo). Os percentuais de café natural, cereja descascado e despolpado podem ser determinados, portanto, com base na demanda e considerando-se o sistema quemais favorece a qualidade para cada lote específico.
Tabela 1: Indicadores de Desempenho da Cafeicultura Brasileira - 2006 a 2010

Fontes: DCAF - CONAB - ABIC - MDIC/SECEX - OIC - CEPEA/ESALQ/BM&F | | | | |
A produção cafeeira no Brasil
Minas Gerais lidera com produção de mais de 15 milhões de sacas
A produção cafeeira do Brasil está distribuída principalmente em nove estados:Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Rio de Janeiro.

Os mineiros se destacaram na temporada 2007/08, com a colheita de 15,49 milhões de sacas do total de 36,07 milhões de sacas produzidas no país, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Também se destacam Espírito Santo, com 9,58 milhões de sacas; São Paulo, com 4,72...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportaçao do cafe no Brasil
  • Projeto exportacao de cafe
  • Exportação de Café para o Japão
  • Trabalho de Exportação de Café UNIP
  • Despacho aduaneiro na exportação de café
  • Exportação de café para o paquistao
  • TRABALHO DE COMERCIO EXTERIOR
  • Como a cultura do café para exportação transformou a sociedade brasileira e trouxe progresso ao país

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!